Está solteiro e precisa de crédito habitação? Tem já um crédito habitação e quer encontrar formas de poupar? Neste artigo vamos indicar tudo o que precisa de saber para ter crédito habitação para solteiros e as estratégias que pode seguir para conseguir o empréstimo mais barato possível.
Crédito habitação – sozinho ou acompanhado?
Um crédito habitação para solteiros é um crédito habitação com apenas um titular. Na realidade, não existe nada que impeça fazer um empréstimo só com um proponente, embora tenham de ser cumpridos alguns critérios rigorosos de avaliação de risco. O banco apenas precisa de garantir que o cliente tem a capacidade para honrar o compromisso de crédito, pelo que tudo se resume a custos, rendimentos e outras garantias adicionais.
Neste ponto, damos nota de um risco importante. Temos sido contactados por vários clientes que têm uma relação de namoro ou que têm relações menos estáveis e que procuram fazer contratos de crédito habitação conjuntos. O alerta que deixamos é que um crédito habitação é, tipicamente, um contrato com grandes implicações financeiras e com um prazo muito alargado pelo que os proponentes do contrato devem ter uma relação estável e duradoura. Não é incomum os bancos financiarem casais de namorados, mas o risco pode ser maior na medida em que a relação pode ser mais instável.
Quanta casa posso comprar?
Quer seja um ou dois titulares, o fundamental é ter uma taxa de esforço que cumpra com os requisitos do banco. Assim, consideramos:
- Necessidade de entrada inicial – Tirando reduzidas exceções, deve ser necessário dar uma entrada inicial de pelo menos 10% do valor da escritura. Quanto maior for a entrada, maior a probabilidade de ter uma aprovação com melhores condições;
- Garantias oferecidas – Para dar conforto ao banco que pode honrar o compromisso de crédito, detalharemos mais abaixo algumas garantias que precisamos de dar, como sendo a estabilidade de rendimentos, a ausência de incidentes bancários ou a exigência (ou não) de fiadores.
Preparámos um simulador para que possa ter ideia de quanto pode pedir de crédito habitação tendo em conta as taxas de esforço e as regras de concessão de crédito atualmente em vigor.
Como é avaliada a taxa de esforço?
Fizemos recentemente um guia de taxa de esforço que detalha como é calculada pelo banco, guia que aborda a taxa de esforço, a taxa de esforço corrigida e a taxa de stress. Assim, tenha em mente:
- Rendimentos fixos – O banco prefere que exista um rendimento fixo e garantido por um contrato de trabalho. É certo que é possível financiar créditos a pessoas com recibos verdes mas a análise pode envolver alguma complexidade;
- Contrato de Trabalho – Os contratos de trabalho ainda têm valor e o banco prefere contratos de efetividade e com alguma antiguidade. Se for mais jovem, talvez seja necessária uma antiguidade de 2 a 3 anos na mesma empresa;
É recomendável que a taxa de esforço seja inferior a 40% do seu rendimento líquido mensal. Podemos ter casos em que a taxa de esforço é superior, sendo que nestes casos o banco pode exigir um ou mais fiadores para dar conforto adicional à operação. É fundamental que perceba que o fiador tem o dever de pagar a prestação em substituição do cliente incumpridor, pelo que o risco é elevado.
Como ter o crédito habitação para solteiros mais barato?
A contratação de um crédito habitação é um processo negocial como muitos outros. Nestes processos, é fundamental que prepare bem a operação, que escolha os melhores parceiros e que negoceie diferentes alternativas. Neste contexto, faz todo o sentido recorrer a um intermediário de crédito regulado pelo Banco de Portugal, que trata de toda a negociação por si sem qualquer custo.
- Caso opte por fazer o processo por si, tenha em conta:
- Consulte vários bancos;
- Atente a todos os custos, nomeadamente juros e vendas associadas, como seja o caso do seguro de vida crédito;
- Não aceite a primeira proposta, mas negoceie;
Tenha em mente que a banca está muito aberta a conceder crédito habitação a bons clientes. Sejam alternativas de taxa fixa, taxa variável ou taxa mista, existe soluções que podem ajudar a poupar dinheiro na compra da sua casa. Se precisar de algum esclarecimento, não hesite e visite a nossa página de crédito habitação.