O Banco Central Europeu baixou a 12 de setembro a sua taxa de referência em 0,25% , e por isso se está a pensar em comprar casa, já se questionou que taxa de juro deve agora escolher: taxa fixa, taxa variável ou taxa mista.
E a sua questão é pertinente, já que apesar da Euribor estar a descer, a sua escolha deve ser o tipo de taxa que melhor se adequar à sua situação financeira.
Mas para que possa decidir, explicamos neste artigo, a relação de cada uma da taxas com a prestação mensal do seu crédito habitação ao longo do prazo que contratar.
Taxa de juro fixa
Como o nome indica, esta taxa mantém-se fixa ao longo do prazo do seu crédito habitação. Ou seja, logo quando contrata o crédito, sabe quanto vai pagar todos os meses pelo dinheiro que pediu emprestado ao banco. Desta forma, as sucessivas alterações da Euribor não afetam a sua prestação mensal, que se mantem sempre constante.
Note que a taxa fixa que lhe propuserem tem em conta, o seu perfil de risco e o valor do empréstimo face ao valor da casa. Se é positivo para si, numa altura de subida da Euribor., pode não o ser se a Euribor tiver uma tendência de descida. Lembre-se, no entanto, que se optar por uma taxa fixa pode mais tarde renegociar com o banco a alteração para uma taxa variável.
Taxa de juro variável
Neste caso, pelo dinheiro que pediu ao banco, a prestação mensal vai variar ao longo do prazo do empréstimo, já que depende do valor do indexante, ou seja da Euribor. E as mudanças na prestação ocorrem na data em que o indexante é revisto. Ou seja, se o seu crédito é indexado á Euribor a 6 meses, de 6 em 6 meses a sua prestação é revista. Mas se for indexado á Euribor a 12 meses, só anualmente ocorre a revisão da sua prestação mensal.
No caso de contratar um crédito à taxa variável, a taxa de juro resulta da soma da Euribor (o indexante) e de um spread. E este é fixo durante o prazo de empréstimo, dependendo do seu perfil de risco e o valor do empréstimo face ao valor da casa. Por isso, se não tem incumprimentos bancários (ou seja, nunca deixou de pagar os seus créditos), tem certamente um spread mais baixo do quem nos últimos nos já falhou pagamentos ao banco.
Como a taxa é variável em situações de subida da Euribor, a sua prestação não para de subir. Mas em situações de descida da Euribor, a sua prestação desce.
Taxa de juro mista
Uma taxa de juro mista é uma taxa que combina as duas anteriores. Normalmente, no início do contrato, pelo prazo que escolher (2, 3, 4, 5 anos ou mais) o seu empréstimo é à taxa fixa. Depois, até ao final do prazo do contrato tem uma taxa variável.
Optar por uma taxa mista tem como vantagem poder fazer uma melhor gestão do seu orçamento nos primeiros anos do contrato, até porque podem ser os anos que, se começou a trabalhar, pode ter uma maior instabilidade financeira.
Fale com a Reorganiza
Escolher a melhor taxa para o seu crédito habitação pode não ser fácil, mas a Reorganiza ode ajudar. Temos uma equipa de especialistas em crédito habitação, que analisam a sua situação financeira e encontram tipo de taxa que melhor se ajusta ao seu orçamento. Vamos ajudar a pagar menos pela prestação do seu crédito, mas também o prémio dos seguros que lhe estão associados. E claro, sem custos para si. Fale connosco