Cuidados a ter na utilização do cartão de crédito no Verão

Crédito

Cuidados a ter na utilização do cartão de crédito no Verão

2 min Partilhar 24 de Junho, 2021

Search
Generic filters
Exact matches only
cartão de crédito

O Verão está aí à porta e tende a ser um momento de algum descontrolo nas nossas finanças pessoais. Neste artigo apresentamos algumas dicas e cuidados a ter na utilização do cartão de crédito no Verão, para que possa aproveitar este tempo para descansar sem que se arrependa.

Aproveite os benefícios do cartão de crédito

Um bom cartão de crédito tem associado um grande conjunto de benefícios que podemos e devemos aproveitar. Falamos de benefícios como os seguros de viagem, seguros de acidentes pessoais, milhas nas companhias aéreas ou descontos em diversos operadores. Todos estes benefícios são bons e devem ser aproveitados para conseguirmos ter umas férias mais descansadas, em maior segurança e com mais benefícios.

Ninguém dá nada a ninguém

Se existe este conjunto de benefícios temos de perceber que ninguém dá nada a ninguém. O mesmo será dizer que os benefícios que nos são proporcionados pelo cartão de crédito têm associado um propósito que é simples: fazer-nos gastar (mais) dinheiro. Não esquecer que por detrás da conveniência de um cartão de crédito está uma grande tentação e promoção ao consumo. Se bem utilizado o cartão de crédito pode ser extraordinário, mas temos de o usar com regras e com controlo.

Defina regras claras de utilização do cartão de crédito

Sendo um instrumento financeiro, o cartão de crédito deve ser usado com regras claras. Defina as suas regras e, acima de tudo, garanta que as cumpre. Neste contexto, a principal regra é a definição de um limite de utilização, que não deve estar associado ao limite de crédito disponível. Não se esqueça que os bancos tendem a aumentar os limites de crédito e que estes aumentos de limites estão associados a aumentos do consumo.

Uma regra simples…

Uma dica simples passa por não considerar o crédito como um rendimento disponível. Isto acontece muitas vezes com o descoberto autorizado na conta ordenado que tratamos como um salário adicional. Não se esqueça que o crédito terá de ser pago no futuro. Logo, não é dinheiro gratuito.

Controle as suas despesas

Quando falamos de dinheiro de plástico percebemos que é muito fácil perder o controlo das nossas despesas, especialmente se estamos preocupados em aproveitar o sol e o mar. Sendo fácil perder o controlo, sugerimos que faça um registo regular das despesas e que consulte o extrato do cartão de crédito. Aliás, deve ter um cuidado especial para evitar situações de burla que podem ser frequentes nesta altura.

E se perder o controlo?

Perder o controlo das nossas finanças pessoais é algo que pode acontecer com relativa facilidade. Tendo implementado as regras acima será provável que consiga aproveitar as férias sem preocupações. No entanto, se perdeu o controlo temos sempre soluções que podem ser vantajosas, como o caso do crédito consolidado. Já agora, por que não aproveitar algum do tempo que terá disponível para colocar um consultor da Reorganiza a otimizar os seus créditos e a tratar de todas as burocracias por si?



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro