Como Poupar Dinheiro Com a Sua Casa

Crédito Poupar Dinheiro

Como Poupar Dinheiro Com a Sua Casa

2 min Partilhar 20 de Maio, 2016

Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
crédito habitacao

Nos últimos meses temos visto a banca a virar as suas baterias de marketing para a promoção dos contratos de crédito habitação. Esta mudança é sintomática de uma maior abertura para a concessão de crédito. Tudo começa com os créditos menos arriscados (que servem de produto âncora) e evolui para os restantes produtos, com mais risco e uma taxa de juro mais elevada.

Esta maior abertura para o crédito habitação é agora visível na redução significativa do juro cobrado. Se há um ano os spreads eram superiores a 4% hoje em dia conseguimos créditos com taxas muito perto de 1%, o que num contrato de €100.000 a 30 anos representa uma diferença de €130 todos os meses.

Como Poupar Dinheiro com o Seu Crédito Habitação?

Como aproveitar para poupar dinheiro? Se tem um contrato com um spread superior a 2% poderá fazer sentido negociar com o seu banco uma revisão de condições (o seu banco vai aceitar). Em alternativa pode transferir o seu crédito para outro banco que tudo fará para ter um novo cliente. Tenha em atenção, contudo, que o custo de um crédito não se resume ao spread mas a muitas outras comissões e produtos/serviços que encarecem a proposta. Deste modo, sugiro que compare sempre a TAEG das várias propostas pois esta é a taxa que inclui o impacto de todos estes custos “escondidos”.

Não espere que o banco tome a iniciativa para lhe baixar os seus custos. Tem de ser o cliente a exigir uma adequação das condições a novas condições de mercado. Lutar pela poupança e pensar que toda a poupança resulta num “aumento salarial” isento de imposto e de risco.

Vença a Inércia

Para poupar dinheiro com o crédito habitação é preciso vencer a inércia. A transferência de um contrato desta natureza demora tempo, tem muita burocracia associada e pode gerar alguma insegurança. Deste modo, a estratégia sugerida passa por dois passos. Em primeiro lugar, deverá vencer a inércia e dar início ao processo – pode iniciá-lo simplesmente ao preencher o simulador de crédito habitação da Reorganiza. O segundo passo consiste em responder às solicitações dos nossos consultores que tratam de todo o processo e das burocracias todas por si. E sem custo… só tem a ganhar 🙂

Nota: Artigo Adaptado de Crónica no Jornal Destak



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá, sou o João, em que posso ajudar?

Outros