Para uns um vício, para outros apenas uma necessidade, a verdade é que ninguém vive sem roupa e acessórios.
Especialmente em alturas do ano como esta, em que a mudança de estação se aproxima, as montras das lojas tornam-se mais atrativas ao consumidor, mas depois de todos os gastos com as férias de verão, poupar e reequilibrar o orçamento pessoal devem ser as prioridades. Como conseguimos poupar dinheiro em roupa?
Evitar comprar
É do senso comum que a forma mais fácil e rápida de poupar dinheiro em roupa é evitar comprá-la. Conheça o seu guarda-roupa, saiba exatamente todas as peças que tem e assim vai perceber que afinal não lhe faz falta mais um par de calças. E se tiver mesmo que comprar alguma coisa, não o faça por impulso. Procure a peça em lojas diferentes e compare preços para garantir que gasta o menos possível – aproveite a época de saldos ou compre em segunda mão!
Cuidar da roupa
Cuide da sua roupa e garantimos-lhe que ela vai durar mais tempo. Tenha atenção aos símbolos nas etiquetas e siga sempre as instruções de lavagem e secagem. Aprenda como tirar tinta da roupa e outras nódoas difíceis, para que consiga removê-las rapidamente e sem ter de gastar dinheiro numa lavandaria, caso queira recuperar a peça.
Trocar, mandar arranjar, pedir emprestado
Selecione algumas peças em bom estado que já não usa e troque algumas peças com amigos e família.
Antes de se desfazer de roupa analise-a sempre bem. Veja se há calças que se possam transformar em calções ou outras peças que só precisem de alguns arranjos de costura para voltar a usar.
E se tiver um casamento ou um evento formal, antes de gastar dinheiro num conjunto que, provavelmente, só será usado uma vez, feche a carteira e peça emprestado!
Confecionar a roupa
Quer tenha jeito para a costura ou não, aprender a confecionar a sua própria roupa é uma boa opção por várias razões: fica mais barato que comprar peças novas, pode criar modelos que não encontra nas lojas, fazer peças à sua medida e exclusivas, ganha um novo hobby.
Vender online
Com a mudança de estação aproveite para organizar o seu guarda-roupa e colocar de parte as peças que já não usa. Faça uma seleção das que estão em bom estado e, em vez de se desfazer delas, pode vendê-las na internet – as redes sociais são uma boa aposta. Liberta algum espaço no armário e ainda ganha dinheiro!
Se ficou inspirado com estas dicas de poupança, saiba como poupar também noutras áreas da sua vida.
Autor: Joana Teixeira