Promoções Com “Água No Bico”

Poupar Dinheiro

Promoções Com “Água No Bico”

2 min Partilhar 24 de Novembro, 2016

Search
Generic filters
Exact matches only
Promoções

Amanhã é o “Black Friday” à portuguesa. Mais uma importação de hábitos de consumo dos Estados Unidos. Em Portugal somos muito permeáveis a este tipo de comunicação. Todos gostamos de descontos e corremos a fazer filas nas portas das lojas quando os mesmos são anunciados (lembra-se da loucura no 01 de maio de uma das maiores cadeias de supermercado?).

Black Friday – Pense Bem Antes de Comprar

Com o Black Friday é idêntico, mas mais espalhado por inúmeras lojas de grande consumo. A palavra de ordem é a poupança. Toda a comunicação apela à rapidez na tomada de decisão de consumo para poder aproveitar esta poupança. A ideia transmitida é que é um momento exclusivo e irrepetível, por isso temos de ser os primeiros a aproveitar. Aliás, está é uma das grandes estratégias de marketing para induzir o consumo por impulso… e somos muitos a cair nesta técnica.

Será Que Preciso Mesmo Daquela Compra?

Mas é preciso ter calma! Antes de “embarcar” nesta corrida para a poupança devo questionar-me se o que vou comprar é porque preciso, ou é apenas porque me parece uma oportunidade imperdível? Se não tinha em mente que iria precisar de comprar aquele produto, então a campanha já está a sair cara.

Devemos também perceber com clareza as condições das promoções. Muitas vezes, os mega descontos que são anunciados neste dia têm tradução numa modalidade de “desconto em cartão”. Ou seja, pagamos o preço normal, mas há uma percentagem (5%, 10%, 15%,…) que fica em cartão. Valor esse que terá de ser gasto naquela mesma loja até determinado dia.

Uma Boa Forma de Controlar o Consumo…

Todos gostamos de gastar bem o dinheiro. Podemos não gostar de perder dinheiro, mas quando trocamos o nosso dinheiro por algum produto ou serviço que valorizamos mesmo e quando gastamos de acordo com o nosso orçamento familiar, então estamos a dar um bom uso ao dinheiro.

Descontos Em Cartão Podem Induzir Mais Consumismo

É muito típico encontrarmos pessoas, uns dias depois do Black Friday, a comentar que precisam de inventar alguma despesa para poderem aproveitar o desconto! Ou seja, pagam o mesmo preço daquilo que precisava, mas depois vão ter de gastar mais dinheiro para aproveitar aquele saldo em cartão que expira em poucas semanas. As promoções poderão ser uma boa forma de poupar dinheiro, mas tenha atenção às “letras pequeninas”. É que regra geral, estas promoções trazem “água no bico”!

Nota: Artigo adaptado de Rúbrica no Jornal Destak



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro