Quais as escolhas de investimento para quem não quer riscos?

Investir Literacia Financeira

Quais as escolhas de investimento para quem não quer riscos?

2 min Partilhar 5 de Dezembro, 2019

Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Investir sem risco

Esta pergunta tem uma potencial contradição. Se falamos de investimento temos de falar de risco. Se não temos risco falamos de poupanças. E temos de perceber que o risco não é algo mau, na medida em que podemos geri-lo com cuidado. Feita esta breve introdução e tendo em conta que investir tem sempre riscos, apresento algumas alternativas para quem quiser constituir uma carteira diversificada.

Redução do endividamento

A redução do endividamento é o melhor investimento que muitas pessoas podem fazer. Se falamos de dívidas como cartões de crédito, créditos pessoais ou mesmo crédito automóvel, falamos de investimentos com elevada taxa de retorno, ausência de risco e de tributação. Logo, sugiro que olhe primeiro para as suas dívidas antes de investir.

Produtos ditos “sem risco”

Qualquer carteira tem de ter uma porção de investimentos ditos “sem risco”, produtos que melhoram a relação risco / retorno da sua carteira. Neste contexto, destaco alguns depósitos a prazo (temos de procurar, mas encontramos depósitos com taxas ainda interessantes) e os seguros de capitalização. De notar que prefiro os seguros de capitalização pois têm um conjunto de vantagens fiscais que gosto bastante.

Empréstimos

Tenho gostado bastante de emprestar dinheiro em plataformas Fintechs. É certo que têm risco mas se tivermos cautela e se colocarmos apenas uma parte do nosso dinheiro nestas plataformas, a nossa experiência será bastante positiva. Aqui sugiro a leitura do nosso artigo “como ganhar mais de 10% nos seus investimentos” que poderá consultar na descrição do vídeo.

Imobiliário

Tenho tido uma experiência bastante interessante no que toca à compra de imobiliário para arrendamento. De notar que não precisamos de ser milionários. Basta escolher bons imóveis, ter algum capital próprio e recorrer ao endividamento sob a forma de crédito habitação. Verá que pode pedir um crédito com taxas baixas e ter retornos 6 a 7x superiores à taxa que paga ao banco.

Fundos de Investimento ou ETF

Uma última ideia que sugiro possa fazer parte de qualquer carteira de investimento são os fundos de investimento ou os fundos de índice (que a Ella tem falado bastante). Existem produtos com diferentes níveis de risco mas que nos permitem uma grande diversificação de riscos, com grande liquidez e com montantes de investimento muito reduzidos. Sugiro que se foque nos investimentos tradicionais, como sendo ações e obrigações e que conheça também os investimentos em imobiliário (ou REITs).

Se queremos ganhar dinheiro temos de assumir riscos calculados. Produtos com capital garantido ou produtos estruturados com garantia de capital e de retorno são meio caminho andado para deitar dinheiro para o lixo.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá, sou o João, em que posso ajudar?

Outros