Está convencido que tem de poupar para a reforma mas não sabe como começar? Temos debatido muito sobre a necessidade de acautelar o futuro e o tema da reforma é um ponto de batalha importante. Simplesmente não vamos ter o que nos foi prometido, pelo que temos de começar o quanto antes. Mas quanto deverá poupar?
Comece agora a poupar!
Assim sendo, é hora de começar a planear a sua reforma e comece já hoje a colocar a seguinte questão “Quanto deverei Poupar para a minha Reforma?” e procure encontrar a solução que melhor se adequa à sua realidade. Todavia, ficam aqui alguns pontos para o ajudar na tomada de decisão.
Quanto deverá poupar para a reforma?
A generalidade dos especialistas nesta área afirmam que um correto planeamento da reforma passa pela capacidade de poupar no mínimo 10% dos seus rendimentos mensais para esse fim. Outros existem, que consideram 20% é um valor aceitável e que representa melhor o desejo de anos dourados na idade da reforma.
Muitos outros especialistas indicam outros valores. No entanto, não existe um consenso quanto à percentagem que deverá ser objeto de decisão. Parece-me aceitável que cada pessoa estipule qual o montante que deve utilizar para efeitos de reforma, tendo em conta a realidade financeira, os encargos fixos mensais, o agregado familiar, etc… O importante é começar já hoje o seu esforço de poupança.
Outra particularidade que deve estar presente é que nem todos somos comparáveis. Isto é, não pode uma pessoa de 50 anos esperar ter uma reforma tranquila com uma simples poupança mensal de 25 euros. Por outro lado, não deverá uma pessoa de 20 anos pensar que a questão da reforma ainda é demasiado cedo para constituir um problema. As realidades são diferentes mas quanto mais cedo começar a Planear a sua Reforma as probabilidades de possuir uma reforma dourada aumentam.
Qual a idade ideal para começar a poupar?
Planear a Reforma enquanto temos entre 20 e 30 anos é completamente diferente de Planear com 40 ou 50 anos. Isto porque o horizonte temporal para atingir o objetivo estipulado é maior aos 20 dos aos 40 anos. O conselho é poupar o máximo enquanto se é novo para garantir uma reforma dourada. Assim sendo, deverá começar por um valor próximo dos 20% pelo menos durante os primeiros 5 a 10 anos e seguidamente deverá diminuir esse montante em 1% a 2% dos seus rendimentos a cada 3 a 4 anos.
Caso opte por este conselho e pretenda poupar 20% do seu rendimento mensal irá possuir um montante considerável e poderá simular com a nossa ferramenta de estratégia de investimento.
Um exemplo é ter 1.000 euros de rendimento mensal e pretender poupar 200 euros para a reforma este plano irá permitir que ao fim de 40 anos possua um montante superior a 200.000 euros para uma taxa de juro média anual liquida de 4% . Parece uma taxa de juro alta mas é perfeitamente aceitável para um horizonte temporal de 40 anos.
Qual o produto ideal para poupar para a Reforma?
Não é nosso objetivo aconselhar um determinado produto ou serviço bancário. No entanto, sabemos que pelas suas características e potencialidades, os planos poupança reforma (conhecidos como PPR) e os fundos de pensões são as ferramentas ideias para este fim. Aliás, para promover a poupança para o longo prazo, estes produtos têm benefícios fiscais que podem ser bastante interessantes, embora as condições de mobilização sejam diferentes.