Quanto deverei Poupar para a minha Reforma? – Planear Reforma

Investir

Quanto deverei Poupar para a minha Reforma? – Planear Reforma

2 min Partilhar 31 de Maio, 2010

Search
Generic filters
Exact matches only
preparar a reforma

Recentemente iniciamos uma série de artigos que irá disponibilizar a todos os nossos leitores a informação suficiente para Planear a Reforma de forma segura e rentável. Como é normal, todos nós pretendemos possuir uma dada estabilidade financeira assim que atingimos a idade da reforma. A tranquilidade e o acesso a cuidados extra permitirão uma melhor qualidade de vida no futuro, no entanto, e com o evoluir da economia, as garantias de que iremos ter uma reforma tranquila não são muito sólidas.

Comece Agora a Poupar!

Assim sendo, é hora de começar a planear a sua reforma e comece já hoje a colocar a seguinte questão “Quanto deverei Poupar para a minha Reforma?” e procure encontrar a solução que melhor se adequa à sua realidade. Todavia, ficam aqui alguns pontos para o ajudar na tomada de decisão.

Quanto Deverá Poupar para a Reforma?

A generalidade dos especialistas nesta área afirmam que um correcto planeamento da reforma passa pela capacidade de cada pessoa poupar no mínimo 10% dos seus rendimentos mensais para esse fim. Outros existem, que consideram 20% é um valor aceitável e que representa melhor o desejo de anos dourados na idade da reforma.

Muitos outros especialistas indicam outros valores. No entanto, não existe um consenso quanto à percentagem que deverá ser objecto de decisão. Parece-me aceitável que cada pessoa estipule qual o montante que deve utilizar para efeitos de reforma, tendo em conta a realidade financeira, os encargos fixos mensais, o agregado familiar, etc… O importante é começar já hoje o seu esforço de poupança.

Outra particularidade que deve estar presente é que nem todos somos comparáveis. Isto é, não pode uma pessoa de 50 anos esperar possuir uma reforma tranquila com uma simples poupança mensal de 25 euros, bem como, não deverá uma pessoa de 20 anos pensar que a questão da reforma ainda é demasiado cedo para constituir um problema. As realidades são diferentes mas quanto mais cedo começar a Planear a sua Reforma as probabilidades de possuir uma reforma dourada aumentam.

Qual a Idade Ideal para Começar a Poupar?

Planear a Reforma enquanto temos entre 20 e 30 anos é completamente diferente de Planear com 40 ou 50 anos. Isto porque o horizonte temporal para atingir o objectivo estipulado é maior aos 20 dos aos 40 anos. O conselho é poupar o máximo enquanto se é novo para garantir uma reforma dourada. Assim sendo, deverá começar por um valor próximo dos 20% pelo menos durante os primeiros 5 a 10 anos e seguidamente deverá diminuir esse montante em 1% a 2% dos seus rendimentos a cada 3 a 4 anos.

Caso opte por este conselho e pretenda poupar 20% do seu rendimento mensal irá possuir um montante considerável e poderá simular com a nossa ferramenta de estratégia de investimento.

Um exemplo é possuir 1.000 euros de rendimento mensal e pretender poupar 200 euros para a reforma este plano irá permitir que ao fim de 40 anos possua um montante superior a 200.000 euros para uma taxa de juro média anual liquida de 4% . Parece uma taxa de juro alta mas é perfeitamente aceitável para um horizonte temporal de 40 anos.

Qual o Produto Ideal para Planear a Reforma?

Como sabem não é nosso objetivo aconselhar determinado produto ou serviço bancário. É sim, reunir informação que o ajudarão à tomada da decisão mais favorável e que melhor se enquadra com as suas necessidades. No entanto, quando tratamos da preparação da reforma gostamos de chamar a atenção para os Planos Poupança Reforma (vulgarmente conhecidos como PPR) pois são produtos pensados especificamente nesse objetivo. Aliás, são dos nossos produtos preferidos para a reforma.

 



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro