Como Renegociar Seguros

0
727

Tendo abordado três alternativas para a redução estrutural dos custos de financiamento, tendo as nossas estratégias induzido uma redução média de 43%, focamos agora a nossa atenção numa outra área de possível corte de custos: os seus seguros.

Renegociação dos seguros em etapas:

  • Recolha de Necessidades: A primeira etapa passa pela recolha das suas necessidades de seguro. Deverá determinar quais as áreas que precisa de ver seguras, seja por obrigatoriedade (automóvel ou crédito habitação) seja por opção (saúde, recheio, etc).
  • Recolha das Apólices ativas: Depois de identificadas as necessidades deverá perceber com rigor quais as apólices que estão ativas, percebendo as diferentes coberturas e os prémios que está a pagar.
  • Contacto com Mediador: Tendo feito o diagnóstico, deverá contactar uma corretora de seguros que se pretende ter dimensão e poder negocial junto das diferentes companhias. Neste contexto, pode contar com corretoras várias ou recorrer ao nosso serviço de otimização de seguros. Deverá expor as suas necessidades e pedir o aconselhamento (que é gratuito) de modo a perceber a melhor forma de estar segurado e com o menor custo possível.
  • Negociar com o Mediador: De modo a garantir o menor custo possível deverá dizer ao seu mediador o valor que paga atualmente. Ganha pouco em esconder essa informação. A comparação das diversas alternativas e a consulta a diversos operadores é sempre benéfica para efeitos de negociação. Finalmente, a negociação em pacote permite sempre descontos comerciais médios mais interessantes.
  • Formalização: Após a negociação deverá formalizar tudo junto do corretor. Terá sempre a vantagem que será este corretor a tratar de todos os sinistros e a agilizar todos os procedimentos junto das instituições seguradoras.

Usufrua Das Poupanças Conseguidas

Passadas estas várias etapas, com grande probabilidade conseguirá reduções significativas dos prémios a pagar. Saiba, contudo, que o cancelamento dos vários contratos (na sua maioria) apenas será possível no momento da renovação das apólices (por exemplo, no caso do seguro auto o desconhecimento acaba por causar muitos problemas). Saiba, ainda, que os prémios das seguradoras online costumam ser muito difíceis de bater, na medida que o serviço que oferecem também é pouco comparável com as restantes (em termos de assistência, por exemplo).

Tenha em atenção que em todo o processo não deve descurar:

  • Qualidade do serviço – Os mediadores/corretores são fundamentais para tratar de toda a burocracia, fundamental em caso de sinistros;
  • Coberturas – É possível poupar dinheiro e aumentar as coberturas da sua apólice
  • Cancelamento de contratos – Se cancelou um seguro de vida associado a um crédito consolidado, saiba que pode pedir o estorno do valor já pago.

E já está. Depois de todo o processo é usar a poupança para aquilo que pretende 🙂

Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA