Seguro De Vida – O Que É Um Seguro de Vida?

Glossário Financeiro Seguros

Seguro De Vida – O Que É Um Seguro de Vida?

3 min Partilhar 13 de Fevereiro, 2016

Search
Generic filters
Exact matches only
Certificados De Aforro

A contratação de um seguro de vida pode ser uma das melhores decisões financeiras que tomamos. Apesar disto, fruto de más experiências com companhias de seguros, tendemos a desconfiar dos seguros. Tendemos a achar que somos sempre enganados… e isso leva-nos a fugir destes produtos. Neste artigo vamos procurar responder à pergunta: O que é um seguro de vida?

Definição de Seguro de Vida

Um seguro de vida não é mais do que um contrato assinado entre uma pessoa e uma companhia de seguros. No objeto deste contrato está o risco (e as consequências) de morte da pessoa seguro. Assim, um seguro de vida garante o risco de morte, de sobrevivência ou ambos, procurando compensar uma pessoa (ou grupo de pessoas) pelas consequências deste acontecimento.

Quais Os Tipos De Seguro de Vida?

Referimos anteriormente que o seguro de vida pode cobrir o risco de morte ou de sobrevivência de uma (ou mais) pessoas seguras. Sendo estes os dois tipos de seguros de vida, importa conhecer a diferença:

  • Cobertura do Risco de Morte – Neste caso, a companhia de seguros assegura a atribuição, ao beneficiário do seguro, de uma compensação em caso da materialização do falecimento da pessoa segura durante a vigência do contrato. Esta compensação é definida pela pessoa segura e a definição do valor depende de um conjunto de critérios.
  • Cobertura do Risco de Sobrevivência – Um tipo diferente de cobertura que é atribuída em caso de vida. Ou seja, o beneficiário recebe um valor acordado se a pessoa segura estiver viva no final do contrato. Por norma, e devido a constrangimentos fiscais, este tipo de coberturas tem sido muito utilizado em seguros financeiros (seguros de capitalização, por exemplo). Tipicamente, o beneficiário destes produtos é a própria pessoa segura
  • Coberturas Mistas – Uma modalidade que conjuga uma parte de cobertura de risco de morte e outra de risco de sobrevivência. Tipicamente os valores acordados são diferentes nos dois casos. É um produto que se revela muito interessante para quem quer acautelar o risco de morte mas mantendo em aberto que se viver terá uma poupança acumulada.

Será Que Vale A Pena Fazer Um Seguro De Vida?

Se tem créditos de valores mais avultados, como sendo os casos do crédito habitação ou do crédito pessoal e crédito automóvel, com grande probabilidade tem pelo menos um seguro de vida. Nestes casos, caso queira poupar dinheiro, deverá tentar otimizar a sua carteira de seguros e negociar os prémios com alguma regularidade. Comece por poupar dinheiro com o seu seguro de vida do crédito habitação (é possível poupar muito dinheiro sem esforço).

No caso de não ter nenhum seguro, deverá refletir bastante sobre as coberturas, as exclusões, o prazo do contrato, a companhia de seguros, a modalidade. Enfim, tem um conjunto de preocupações que deverá acautelar. Procure fugir à ideia de que as companhias de seguros estão cá para nos enganar e pensar que um bom seguro de vida pode deixá-lo descansado quanto à segurança financeira da sua família em caso de morte ou invalidez (já agora, pode fazer sentido conhecer a diferença entre ITP e IAD).

Qual a diferença entre seguro de vida e seguro de vida crédito habitação?

Como o próprio nome indica, ambos os seguros são seguros de vida. Na prática e em ambos, a companhia de seguros paga um capital de indemnização em caso de sinistro. No entanto, existem algumas diferenças:

  1. O seguro de vida crédito habitação tem um beneficiário irrevogável que é o banco onde fez o seu crédito. Logo, em caso de sinistro, o capital é usado para liquidar o valor em dívida;
  2. No seguro de vida o capital é constante, sendo que no seguro de vida habitação o capital tende a ser ajustado com a liquidação progressiva do empréstimo;
  3. A tarifa (preço) do seguro de vida habitação tende a ser mais competitiva do que a tarifa do seguro de vida tradicional. Assim, se quiser um seguro de vida mais barato sugerimos que faça o seguro de vida habitação mas sem atualização de capital.


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro