Como Ter Um Seguro de Vida e Um Fundo de Poupança Ao Mesmo Tempo?

0
1619
Fundo de Poupança

Todos contratamos um seguro de vida mas sem qualquer interesse em fazer uso dele. Assim, tendemos a esquecer-nos que um seguro de vida visa proteger a nossa família caso nos aconteça alguma coisa. E quem gosta de pagar para não ter benefício?

Existe Algum Seguro de Vida Com Poupança Associada?

A resposta é positiva. Existem seguros de vida que possibilitam transformar parte do prémio entregue à seguradora num produto de poupança. Na prática, o que faz é pagar um montante que diz respeito ao prémio do seguro propriamente dito e em caso de não utilizar o seguro (se não morrer ou se não tiver um episódio IAD) ver parte do prémio revertido.

Este tipo de produtos são produtos em que determinada companhia de seguros reparte o risco com os seus clientes. Existindo um sinistro a seguradora tem de pagar uma determinada indemnização. Mas não existindo sinistros, faz sentido que a seguradora partilhe esse benefício com o seu cliente.

E Se Não Quiser Continuar Com o Seguro?

Pode sempre cancelar o seguro mas mantem o valor do produto de poupança que renderá um juro com base nas premissas do contrato. Por norma, será um produto com capital e juro garantido, mas é possível que existam outras modalidades pelo que recomendamos que consulte um mediador de seguros.

Outras Características do Seguro

Por norma, estes seguros com poupança podem ser subscritos por pessoas entre os 18 e os 75 anos de idade e dura no máximo até aos 85 anos. Sim. Mesmo estando reformado poderá subscrever este seguro de vida o que na prática representa estar a constituir uma poupança.

Faz Sentido Ter Este Produto?

Depende. A resposta depende de um conjunto de fatores. Depende do prémio que paga neste seguro e num seguro sem poupança associado (tipicamente o primeiro será mais caro). Depende das taxas de juro, de eventuais comissões de subscrição e das suas necessidades concretas. Uma última dica: não subscreva este produto apenas para beneficiar do produto de poupança pois existe produtos especializados em poupança mais interessantes.

Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA