SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

Sinais de Alerta do Seu Cartão de Crédito

Crédito

Sinais de Alerta do Seu Cartão de Crédito

3 min Partilhar 3 de Junho, 2022

Search
Generic filters
Exact matches only
cartão de crédito

A conveniência de utilização é dos principais atrativos de um cartão de crédito. No entanto, é também dos principais fatores indutores de descontrolo e problemas financeiros. Assim, é fundamental estar atento a alguns sinais de alerta.

Será que devemos usar e abusar do cartão de crédito?

Devemos ter muita cautela na utilização de um cartão de crédito, na medida em que deve ser equiparado a uma linha de crédito sempre disponível. Se reparar, tem sempre dinheiro disponível, quer precise, quer não. Logo, em momentos de menor capacidade financeira temos sempre uma escapatória. Pode ser positivo, mas com grande probabilidade não o será.

Se não consegue viver sem o seu cartão de crédito, tenha muito cuidado. Criar dependência do dinheiro de plástico é meio caminho para a ruína…

Não sai de casa sem o seu cartão de crédito?

Sempre que sai de casa tem necessidade de verificar se tem o seu cartão de crédito consigo? Este é o primeiro sinal de que não consegue fazer nada sem ele. A sua dependência deste plástico é tão forte que necessita dele para qualquer coisa.

Ter o cartão sempre por perto significa estar sujeito a tentações de consumo e irá ter mais dificuldade em  distanciar-se deste desejo. A famosa frase “Eu quero, compro” ganha um peso impressionante no seu cognitivo que muito difícil será negar tal desejo.

Compra tudo com o cartão de crédito?

Não existe compra ou despesa que não seja satisfeita pelo seu cartão de crédito, pelo menos, até ao limite de crédito disponível. Até poderá ser uma utilização inteligente se possuir um sistema de cashback ou um programa de pontos no seu cartão de crédito. Dito isto, se não fizer o pagamento a 100% no final do mês, o pagamento de juros rapidamente ultrapassa estes benefícios.

Tenha em mente que as instituições financeiras não existem para lhe emprestar dinheiro sem custos. Estes programas de benefícios existem para o incentivar a gastar mais dinheiro, e existirá com grande probabilidade um momento em que não conseguirá pagar o crédito a 100%. Por outro lado, é garantido que usar dinheiro de plástico fará com que perca a sensibilidade ao dinheiro, pois só sente o impacto no orçamento familiar muito tempo depois da compra.

Compra por impulso

É muito fácil perceber se costuma comprar por impulso. Para o fazer, basta que vá ao seu armário e veja a quantidade de roupa que comprou e que quase nunca utiliza. Compramos por impulso por diversos motivos, sendo que o cartão de crédito estará no topo. Como referimos acima, perdemos a sensibilidade porque não sentimos a dor do pagamento.

Para evitar as compras por impulso pode optar por adiar qualquer compra por 72 horas. Obrigue-se a esperar este tempo antes de fazer qualquer compra, para que ganhe tempo para pensar uma e duas e três vezes se precisa mesmo daquele produto.

Destruir o seu cartão provoca terror?

Chegou a um ponto onde sabe e tem perfeita consciência que o seu cartão não é mais um amigo mas sim uma dor de cabeça e quer se livrar dele mas não consegue. Na verdade é um terror pensar que já não pode contar com o cartão de crédito para tudo na sua vida.

Este incapacidade é um sinal de alerta da sua dependência para com o cartão de crédito e para a capacidade deste lhe satisfazer pequenos desejos, mesmo que esses desejos, se traduzam no futuro em grandes dores de cabeça. Seja forte, dobre o cartão de crédito, destrua-o ou simplesmente entregue ao seu banco.

Os Cartões de Crédito Provocam o Caos Financeiro

Diz-nos a experiência que os problemas financeiros (e mesmo o caos) são muitas vezes provocados pela utilização abusiva dos cartões de crédito. Apesar das taxas máximas estarem em queda, os cartões de crédito têm taxas que podem chegar quase a 20%. Daí ser muito importante cortar custos, reduzir prestações ou eventualmente consolidar os seus créditos. Em qualquer dos casos simule quanto poderia poupar se acabasse com o seu cartão de crédito com uma das nossas soluções.

SIMULE SEM COMPROMISSO

2 anos
Declaro que aceito os Termos e Condições e a Políticas de Proteção de Dados. Aceito que os meus dados pessoais sejam processados pela Reorganiza no âmbito da atividade de concessão de Crédito e do respetivo Regime Jurídico.
Gostaria de receber a newsletter da Reorganiza no meu email.
Aceito ser contactado pela Reorganiza para aconselhamento em outras formas de poupança (Seguros e Produtos e Aforro).


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro