Skip to main content
pesquisar

Certamente já ouviu falar em Crédito Consolidado, e que até tem vantagens, já se pode ter questionado se vale a pena consolidar os seus créditos. Acreditamos que sim, já que consolidar créditos, significa reduzir os seus encargos financeiros, e por isso poupar e gerir de forma mais eficiente o seu orçamento mensal.  De facto, consolidar crédito tem vantagens que pode ficar a conhecer neste artigo.

Mas o que é um crédito consolidado?

Um crédito consolidado não é mais do que um crédito que agrega todos os seus créditos num só. Na consolidação pode juntar também, a dívida do cartão de crédito (se tiver) e porventura  o seu crédito habitação.

As vantagens do crédito consolidado

Podemos afirmar que as principais vantagens se centram em ficar apenas com um único empréstimo e reduzir os seus encargos financeiros mensais. Ora vejamos:

1 – Fica apenas com um pagamento mensal

Se tem mais do que crédito, certamente não os contratou no mesmo dia do mês, e por isso tem prestações para pagar em dias diferentes do mês. O que pode tornar difícil a gestão do seu orçamento mensal. Mas se consolidar todos os seus crédito num só, só tem um pagamento mensal. Ou seja, a gestão dos seus pagamentos é mais simples.

2 – Tem uma prestação mensal mais baixa

Ao juntar todos os seus créditos, passam todos a ter o mesmo prazo, e a prestação mensal é certamente inferior à soma das suas prestações atuais, reduzindo os seus encargos financeiros em valores que podem chegar aos 60%. Desta forma, ganha uma folga no seu orçamento mensal.

Mas note que a redução da prestação depende da forma de consolidação, ou seja se consolidou os seus créditos pessoais num crédito pessoal ou num crédito hipotecário, ou se os consolidou no seu crédito habitação.

Consolidar num crédito pessoal

Se consolidar os seus créditos pessoais e a dívida do seu cartão de crédito num crédito pessoal, o seu novo crédito terá um prazo máximo de 7 anos. Por isso a prestação pode ser ainda alta, mesmo com a taxa máxima definida pelo Banco de Portugal. No entanto esta é certamente mais baixa do que a soma das atuais prestações mensais.

Consolidar num crédito hipotecário

Se tem um imóvel do qual é proprietário, e sobre o qual não existem ónus, então considere usá-lo como garantia do seu crédito consolidado. Ou seja, considere fazer um crédito hipotecário, que se rege pelas regras do crédito habitação.

De facto, se der como garantia do pagamento crédito a hipoteca desse imóvel, o seu crédito terá não só uma taxa mais baixa, mas também um prazo mais longo. Note, no entanto, que tem de fazer um seguro de vida.

Consolidar no seu crédito habitação

Se tem um crédito habitação, calcule a diferença entre o valor máximo que podia ter associado ao seu imóvel (normalmente entre 80% a 90% da avaliação que o banco fez do seu imóvel) e o valor atual da dívida. Se esta diferença for igual ou superior à totalidade dos créditos pessoais, então considere falar com o seu banco para usar essa folga para consolidar os seus créditos. A sua prestação mensal do crédito habitação vai subir (porque o valor em dívida será agora maior), mas é certamente inferior à soma da sua prestação atual com as dos seus créditos pessoais.

Fale connosco

Agora que já conhece as vantagens do crédito consolidado e que pode poupar nos seus encargos financeiros, fale connosco. Temos uma equipa especializada que o vai ajudar a otimizar as suas finanças. Vamos analisar a sua situação financeira e encontrar a solução que melhor se adequa ao seu caso concreto. Connosco as suas finanças estão em boas mãos.

Crédito Consolidado

Junte todos os créditos e reduza as suas preocupações

Consegue poupar muito, com uma prestação apenas.

Simule o seu Crédito Consolidado

card-tick

CONSOLIDAR
CRÉDITOS ATUAIS

cards

CONSOLIDAR E PEDIR VALOR EXTRA

telefone
calculadora