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Em tempos de crise, o empreendedorismo é uma solução que tende exponencialmente a crescer. Na verdade, por vezes, é o momento em que decidimos arriscar e criar o nosso próprio negócio com a ilusão de gerar mais riqueza e empregos. Por outro lado, é também uma forma de se manter ativo mesmo quando o mercado está estagnado. Mas afinal de contas de contas, o que é ser empreendedor?

Um empreendedor é alguém que identifica uma oportunidade de negócio e se dedica a transformá-la em realidade. Essa pessoa é movida pela vontade de criar algo novo e fazer a diferença no mercado, sendo capaz de assumir riscos e responsabilidades em busca de seus objetivos”.

Índice

Não existe uma única forma de ser empreendedor

Existem diversas formas de empreendedorismo, cada uma delas, por vezes, com os seus desafios e oportunidades que podem ser:

  • A criação de um novo negócio;
  • Procura de um impacto social;
  • A Inovação tecnológica;
  • Ou ainda, a busca por um equilíbrio entre trabalho e estilo de vida.

Nenhum tipo é melhor que outro, simplesmente, cada empreendedor tem os seus interesses, habilidades ou paixões pessoais. Acima de tudo, o sucesso como empreendedor dependerá do seu perfil. Ou seja, deverá ter as seguintes características:

  • Ser dedicado;
  • Ter espírito de liderança;
  • Ser resiliente;
  • Por fim, ser capaz de identificar e aproveitar oportunidades.

Além disso, é importante que esteja aberto para aprender e evoluir e adaptar-se sempre às necessidades de cada momento. É por essa razão que o empreendedorismo é um processo contínuo de aprendizagem e crescimento, pelo que, quanto maior for a sua capacidade de aceitar novos desafios e mudanças, maior será a probabilidade de ser bem-sucedido.

O empreendedorismo assume diversas formas, pode ir desde a criação de um novo negócio (partindo do zero) até à inovação dentro de uma empresa já estabelecida. Por conseguinte os desafios que se colocam não são todos iguais.

Neste artigo, explicamos os principais tipos de empreendedorismo que deve conhecer ao detalhe.

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Tipos de Empreendedorismo

Os vários tipos de empreendedorismo mais comuns e que recomendamos seguir são:

Empreendedorismo Individual

Este tipo de empreendedorismo caracteriza-se por ser um tipo de empreendedorismo em que o empreendedor atua sem sócios, criando o seu próprio negócio de forma individual. Quer isto dizer que, todos os tipos de empreendedorismo que indicamos em seguida podem ser uma forma de empreendedorismo individual.

Empreendedorismo Empresarial

Este será sem dúvida o tipo mais comum e tradicional de empreendedorismo. Caracteriza-se pela criação de uma nova empresa a partir do zero e que assenta em 3 pilares fundamentais:

  • Realização de uma pesquisa de mercado (identificação de oportunidades de negócio);
  • Criação de um plano de negócios;
  • E ainda a obtenção de um financiamento.

Aqui, o empreendedor assume um risco considerável e aposta no crescimento e expansão do seu negócio.

Empreendedorismo Corporativo

O empreendedorismo corporativo é aquele que ocorre dentro de uma organização já estabelecida. Estes empreendedores são funcionários que procuram inovar, identificar oportunidades e implementar novas ideias dentro da estrutura existente da empresa.

Ou seja, funcionam como agentes de mudança, impulsionando a inovação e o crescimento da organização. Este tipo de empreendedorismo acontece particularmente em empresas que valorizam a criatividade e a capacidade de adaptação.

Empreendedorismo Social

O empreendedorismo social, tal como o próprio nome sugere, tem como missão criar impacto social ou ambiental positivo. Ou seja, os empreendedores sociais identificam problemas sociais e procuram criar soluções com base em duas premissas:

  • Inovação;
  • E sustentabilidade.

O objetivo destes empreendedores passa por criar organizações que sejam capazes de melhorar a vida das pessoas, comunidades e meio ambiente.

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Empreendedorismo Digital 

O empreendedorismo digital implica o uso de tecnologia e plataformas online para criar e desenvolver negócios. Estes empresários aproveitam as oportunidades que a internet nos traz, como por exemplo:

  • comércio eletrónico;
  • marketing digital;
  • desenvolvimento de aplicações;
  • por fim, diversos serviços online.

Estes empreendedores podem criar um negócio 100% online ou simplesmente aproveitar a tecnologia para expandir e desenvolver um negócio já existente.

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Empreendedorismo de Inovação

O empreendedorismo de inovação tem como objetivo a criação de novos processos, produtos ou serviços. Ou seja, o foco está na inovação! Estes empresários procuram constantemente a melhoria e a evolução, identificando falhas no mercado para as quais procuram uma solução inovadora. Regra geral, é a paixão e o gosto por criar algo de novo que move estes empresários que gostam de assumir o risco para alcançar algo digno de registo.

Empreendedorismo de Estilo de Vida

Este empreendedorismo procura combinar o trabalho e estilo de vida de uma forma equilibrada. Ou seja, estes empreendedores têm como prioridade a liberdade, flexibilidade e qualidade de vida. Assim, apenas criam negócios que sejam compatíveis com os seus interesses e valores pessoais. Em outras palavras, são “donos” do seu próprio tempo e definem diariamente as atividades que pretendem realizar.

Empreendedorismo de Franchising ou Franquia

O empreendedor em modo de franchising adquire os direitos de operar um negócio já estabelecido, com uma marca, produtos e processos devidamente estruturados. Falamos por exemplo em cadeias de fast-food, como:

  • McDonald’s;
  • Burger King;
  • KFC;
  • Entre outras.

Ou seja, estes empreendedores “pegam” num modelo de negócio já existente e seguem o mesmo com o apoio e orientação da marca. Neste modelo, o empreendedor tem a oportunidade de iniciar um negócio, aproveitando o nome e experiência que a marca já detém no mercado. Assim, o risco associado ao início de um negócio diminui consideravelmente.

Empreendedorismo Cultural

Como próprio nome indica, o empreendedorismo cultural é aquele que se refere à criação de ligados à arte, cultura e entretenimento. Estes empreendedores não só produzem como ainda promovem eventos culturais, como por exemplo:

  • exposições de arte;
  • festivais;
  • produções teatrais;
  • entre outros.

Estes empreendedores distinguem-se pela sua criatividade e vontade de proporcionar experiências culturais únicas com o público.

Empreendedorismo de Impacto

Este tipo de empreendedorismo de impacto tem em conta todas as iniciativas que tenham como objetivo criar um impacto positivo em diversas áreas da sociedade. O objetivo destes empreendedores é criar uma estratégia de negócio que permita conciliar dois pilares:

  • a obtenção de lucros;
  • e a geração de um impacto positivo na sociedade.

Falamos, por exemplo, em modelos de negócios que abordam temáticas sociais sensíveis como:

  • pobreza;
  • desigualdade;
  • acesso à educação;
  • sustentabilidade ambiental;
  • inclusão social;
  • entre outras.

Empreendedorismo em Série

Por fim, este dá-se quando os empreendedores criam diversos negócios ao longo do tempo. Estes empreendedores são autênticos criadores contínuos e procuram constantemente novas oportunidades de negócios. Para isso, recorrem à sua experiência cumulada e rede de contactos para iniciar e desenvolver várias empresas ao longo das suas carreiras.

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