Skip to main content
pesquisar

O desperdício de alimentar é uma das maiores preocupações que existem na atualidade com forte impacto na economia, sociedade e ambiente. Não é assim de estranhar que nos últimos anos tenham surgido diversas aplicações e/ou serviços, entre as quais destacamos a “Too Good To Go” com o objetivo de reaproveitar toda a comida que ainda se encontre em bom estado para consumo.

Paralelamente, tem havido um incremento de iniciativas para a consciencialização da sociedade acerca desta temática que importa igualmente referir.

O que é o desperdício alimentar?

O desperdício alimentar refere-se a “todo o tipo de perdas relacionadas com a decisão de não aproveitar alimentos que ainda estão em bom estado para consumo”. Falamos por exemplo em:

  • Deixar ultrapassar o prazo de validade;
  • Comprar em excesso;
  • Não reaproveitar as sobras de comida no fim das refeições;
  • Entre outros.

Porque é importante combater o desperdício alimentar?

Infelizmente o desperdício de comida é uma realidade. Isto mesmo nos diz a WWF (2021), isto é:

  • 40% dos alimentos que produzimos a nível mundial são desperdiçados;
  • 2,5 mil milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados todos os anos.

Isto equivale a 80.000 quilos de alimentos desperdiçados em todo o mundo, a cada segundo.

Também a “Food na Agriculture Organization (FAO)” refere que 783 milhões de pessoas passam fome todos os dias. Mas não é só, o desperdício alimentar acarreta custos para quem o pratica bem como para o ambiente (aumento da produção de lixo) com todas as consequências que daqui deriva.

Quer mais motivos para começar a reaproveitar comida? Pense nisso!

Quais os alimentos com maior desperdício?

Os maiores desperdícios verificam-se em:

  • Legumes (25%);
  • Cereais (24%)
  • Fruta (12%).

Estas e outras estatísticas pode consultar em (Chen, 2020). Note que, os excedentes alimentares começam logo na fase da produção até chegarem à nossa mesa.

Vamos agora conhecer o Too Good To Go e outros serviços similares que podem ajudar a combater o desperdício alimentar.

Leia ainda: Como Ensinar O Seu Filho A Combater O Desperdício?

Too Good To Go: o que é e como funciona?

A “Too Good To Go” foi fundada em 2015 em Copenhaga e é o maior Marketplace do mundo para excedentes alimentares. A sua principal missão é combater o desperdício alimentar.

Disponibiliza uma app onde pode inscrever o seu negócio e desta forma ser contatado para reaproveitar “as sobras alimentares”. Conta com vários parceiros dos mais diversos ramos, desde restaurantes a padarias. Os seus utilizadores podem encomendar uma “magic box”. Apesar de escolherem alguns dos parâmetros da encomenda, nunca sabem aquilo que vem dentro da caixa. De acordo com a aplicação, comprar uma “magic box” poupa o mesmo CO2 que é emitido por uma televisão que fique ligada durante dois dias.

Após inscrição, a Too Good To Go contata os diversos utilizadores e estabelecimentos para que estes possam salvar alimentos que acabaram por não ser vendidos (que ainda estejam em bom estado de conservação). Por fim, recolhe estes alimentos e vende-os para consumo final.

Com esta app fica conectado a 95 milhões de utilizadores registados em 18 países (pessoas que têm em comum o objetivo de “salvar comida”).

Ao utilizar este serviço, pode adquirir alimentos entre 25% a 50% mais baratos que o preço original, enquanto ajuda o meio ambiente.

A Too Good To Go oferece várias soluções para ajudar os principais negócios alimentares e evitar que os alimentos produzidos sejam desperdiçados. Por exemplo:

Suprise bags

Pode vender na app os alimentos que não conseguiu vender atempadamente e rentabilizar assim o seu negócio. O consumidor recolhe na loja num horário que é definido por si. Caso seja do seu interesse, pode consultar mais informações aqui.

Too Good To Go Platform

Tem ainda à sua disposição um software que permite aos retalhistas monitorizar, gerir e redistribuir os excedentes alimentares de uma forma mais rápida e eficaz. Saiba mais aqui.

Iniciativa: Observar, Cheirar, Provar”

Com o selo “Observar, Cheirar, Provar” da Too Good To Go, não se irá esquecer de verificar se o produto ainda está bom para consumo antes de o deitar fora. Antes de desperdiçar, confia nos teus sentidos: Observa, Cheira e Prova. Para aderir a esta solução, pode clicar aqui.

Pode fazer download na APP Store, Google Play e Huawei Appgallery.

Too Good To Go: vantagens deste serviço

Ao usar esta app/serviço promove a sustentabilidade e ainda pode poupar. Ou seja:

  • Há um reaproveitamento de comida ainda em bom estado;
  • O consumidor pode adquirir alimentos por metade do preço original (ou menos);
  • Há uma redução do desperdício alimentar – lembre-se que, alguém pode estar a precisar de comida (não deite fora!);
  • Contribui para um planeta melhor, reduzindo a produção de lixo;
  • Por fim, experiencia novos cafés, padarias, supermercados ou restaurantes.

Outras apps e serviços similares

Na mesma “onda” do “Too Good To Go” existem outras apps que pode utilizar no combate ao desperdício alimentar. São elas:

Share Waste

O share waste é uma aplicação que se destina à reciclagem de resíduos orgânicos. Aqui tudo é aproveitado, desde as cascas das batatas às sobras da cozinha.

A ideia é juntar pessoas que queiram reciclar os excedentes com aqueles que fazem compostagem ou que têm animais de quinta.

Phenix

A Phenix liga aqueles que têm excesso com aqueles que não têm o suficiente. Ou seja, a aplicação aproveita as refeições não utilizadas por restaurantes, mercearias, pastelarias e cafés. Tal como numa feira, mas virtual, são vendidos produtos com grandes descontos que de outra forma iriam para o lixo.

Assim, “o comerciante consegue recuperar um pouco mais do que o preço de custo do produto e os utilizadores conseguem um bom negócio”, disse Eurico Estêvão, da equipa de comunicação da Phenix em Portugal, ao Público.

Fair Meals

A Fair Meals tem grandes semelhanças com a aplicação anterior, mas oferece descontos maiores (até 90%), por refeições que já não seriam vendidas.

Segundo dados divulgados pela app, na restauração a perda anual de comida que acaba por não ser vendida é de quase 10 mil euros por estabelecimento.

Olio

A aplicação Olio permite que, através de um anúncio, tudo seja doado a alguém que demonstre interesse no produto (comida, brinquedos, etc.).

Refood

O projeto Refood existe há cerca de 10 anos e consiste no seguinte: o desperdício dos restaurantes é transportado por voluntários até às pessoas mais desfavorecidas e/ou vulneráveis. Até à pandemia, boa parte da ajuda vinha dos restaurantes que com o “fechar de portas” deixaram de poder contribuir. Atualmente, grande parte das doações são feitas por hipermercados e instituições como o Banco Alimentar.

Programas “Dose Certa” e “Embrulha”

Existem também programas que visam promover e consciencializar as pessoas para o combate ao desperdício alimentar. Por exemplo:

Dose Certa

O Programa Dose Certa destina-se a todos os estabelecimentos de restauração. Como por exemplo:

  • Restaurantes;
  • Centros comerciais;
  • Hotéis;
  • Cantinas;
  • Mercados;
  • Entre outros.

A sua missão assenta em dois pilares:

  • Redução do desperdício de alimentos e;
  • Adoção de uma alimentação sustentável.

Este programa, em parceria com a Associação Portuguesa de Nutrição, analisa e avalia as práticas de cada estabelecimento, estabelecendo um plano de ação no sentido de:

  • Propor melhorias;
  • Reduzir perdas;

Consequentemente, haverá uma redução de custos. Ou seja, no “Dose Certa” consciencializamos os parceiros para a elaboração de menus mais sustentáveis, como por exemplo:

  • Utilização de produtos sazonais e locais:
  • Atenção às quantidades, variedade e valor nutricional dos alimentos.

Para mais informação sobre as metodologias e resultados deste trabalho pode consultar o “Estudo Sumário Executivo da Avaliação do Ciclo de Vida do Projeto Dose Certa”. Aqui poderá igualmente ter acesso a alguns indicadores ambientais do total de CO2 que é reduzido através da implementação deste projeto.

Para aderir basta clicar aqui.

Programa Embrulha

O programa “Embrulha” visa incentiva as pessoas a levar para casa as sobras alimentares, desmistificando questões culturais. O lema é: “não desperdice, embrulhe”! Este programa disponibiliza gratuitamente para os restaurantes aderentes diversas embalagens biodegradáveis que podem ser utilizadas pelos clientes para levar as sobras. Dessa forma, há um aproveitamento dos alimentos em vez de irem para o caixote do lixo.

Fique a conhecer os restaurantes aderentes.  Se tiver interesse no programa “Embrulha”, faça a sua adesão aqui.

Outras iniciativas de combate ao desperdício alimentar

Existem igualmente um conjunto de iniciativas que são adotadas por algumas superfícies comerciais e movimentos tendo em vista o “combate ao desperdício alimentar”. Dessa forma, deixamos alguns exemplos que pode consultar caso seja do seu interesse.

Leia ainda: Poupar nas compras – 10 coisas que pode comprar usado

Ações diárias que não deve ignorar

No dia a dia deve ter alguns cuidados para não desperdiçar comida. Como por exemplo:

  • Faça uma lista de compras;
  • Verifique a validade dos produtos;
  • Acondicione os alimentos corretamente;
  • Aproveite os alimentos em sua totalidade;
  • Congele as sobras;
  • Faça compras regularmente e em pequenas quantidades;
  • Cuidado com promoções;
  • Não deixe de comprar produtos apenas pela aparência.

Para mais informações sobre como evitar o desperdício alimentar, consulte a APA – Agência Portuguesa do Ambiente.

Leia ainda: Promoções – Como se proteger do desperdício?

telefone
calculadora