SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

7 Pecados Capitais dos Investidores na Hora de Investir

Investir

7 Pecados Capitais dos Investidores na Hora de Investir

3 min Partilhar 13 de Maio, 2013

Search
Generic filters
Exact matches only
cortar custos

Não é novidade para ninguém que os bancos têm cada vez menores taxas de juro para os depósitos a prazo. Esta realidade leva a que um grande número de clientes opte por investir as suas poupanças em produtos com maior risco, em especial nas acções e nos fundos de investimento.

Perante um cenário de taxas de juro baixas o investidor é forçado a arriscar uma pouco mais com vista a obter retornos diferenciados e mais elevados. Como uma grande maioria dos investidores, quando o assunto é dinheiro, agem com bastante frequência de forma irracional, é extremamente comum assistirmos a erros que acabam por prejudicar gravemente a evolução do capital investido.

Recorde-se que o seu Gestor de Conta não é seu Amigo

Já explicamos no nosso artigo sobre gestores de conta que estes não desejam ser bons e fieis amigos do seu dinheiro, antes pelo contrário, eles procuram cumprir com os objectivos da entidade empregadora.

A nossa mente apresenta-se como um dos principais inimigos nos investimentos e acabamos por reconhecer que o grande desafio nos investimentos é vencermos a nós próprios, procurando controlar nossos pensamentos, comportamentos e acções.

Assim sendo, e de acordo com James Montier partilho os 7 pecados capitais mais comuns identificados no processo de investimento.

#1 SOBERBA – Foco nas Projeções

Efectuar projecções sobre investimentos e acreditar que são confiáveis e base de toda a estratégia de investimento é um dos principais pecados, visto que o futuro é incerto e impossível de prever.

#2 GULA – A Ilusão do Conhecimento

Acreditar que para possuir uma performance melhor nos investimento é necessário saber mais e mais e possuir todo o conhecimento possível sobre como investir e investimentos é outro pecado e um risco considerável para o investidor. O conhecimento seria útil e extremamente compensador se os mercados fossem eficientes o que não acontece, o que não significa que não deva investir no conhecimento.

#3 LUXÚRIA – Foco nas Empresas

Nas acções, acompanhar todas as noticiais sobre as empresas e acreditar que estando melhor informado terá uma vantagem nos investimentos perante todos os outros investidores é outro perigo nos investimentos. Acredite que mesmo os gestores que gerem as empresas possuem comportamentos e acções contrárias às expectativas do mercado.

#4 – INVEJA – Bater o Mercado

Muitos investidores acreditam e despendem de imensa energia tentando antecipar movimentos do mercado com o objectivo de bater o mercado ou obter melhor performance que este. Esta crença leva ao excesso de confiança que é outro perigo nos investimentos.

#5 AVAREZA – Olhar para o Curto Prazo

Seguir todas as informações e recomendações acreditando que no curto prazo conseguem ganhar boas rentabilidades, acabam especulando e criando perigos para as suas carteiras e investimento. Nunca se esqueça que uma estratégia de investimento sólida deve assentar num orçamento familiar bem construído e tendo sempre presente que as nossas decisões de hoje têm impacto nas decisões de futuro.

#6 PREGUIÇA – Acreditar nos Outros

Deixar-se seduzir por histórias de sucesso em vez de olhar para os factos e buscar uma análise mais critica antes de tomar uma decisão ou acreditar no que o seu gestor lhe diz é um dos principais erros de um grande numero de investidores.

#7 IRA – Tomar Decisões em Grupo

Tomar decisões de investimento em grupo amplifica o resultado potencial o que poderá prejudicar os seus investimentos. Um investidor pouco seguro da sua estratégia de investimento acaba por possuir necessidade de seguir outros investidores e assim minimizar o medo de tomar uma decisão isolada.

A melhor forma de ganhar dinheiro na bolsa é gerir uma carteira de investimentos com objetivos específicos e regras bem definidas. Veja os nossos 7 hábitos para investir com sucesso e já agora partilhe as suas dicas e sugestões com os nossos leitores.

 



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro