Quer Saber Como Investir?

1
787
investir

Ao longo dos últimos anos temos vindo a publicar artigos sobre diversos temas que afetam as nossas finanças pessoais, sendo a área dos investimentos uma área cada vez mais procurada.

Existe uma sensação generalizada de que os bancos e os gestores de conta não nos dão toda a informação para investirmos com sucesso. Apesar de poder ser verdadeiro, é importante conhecer algumas ideias sobre como investir as suas poupanças e obter a melhor rendibilidade possível. Neste contexto, poderá ser interessante conhecer alguns segredos dos investidores de sucesso, de modo a poder refletir sobre as suas estratégias e saber gerir a sua carteira de investimentos.

Defina Perfil de Risco e Ojetivos

Estando a iniciar o seu caminho, a primeira etapa para estruturar a sua carteira passa por identificar o seu perfil de risco e os seus objetivos. Alguns autores dizem-nos que independentemente do perfil e dos seus objetivos, a sua alocação de ativos deve seguir a regra dos 100, algo que apesar de acreditarmos poder fazer sentido pela sua simplicidade pode ser algo redutor.

Diversifique os seus Riscos

Uma segunda ideia essencial para garantir que tem um caminho com menos sobressaltos passa por diversificar os seus riscos. Não vale a pena colocar “todos os ovos no mesmo cesto” pois a probabilidade de ver todos os ovos caírem e partirem será bastante elevada. Quer correr esse risco? Qual a carteira de investimentos que escolheria?

Controle as suas Emoções

Uma terceira ideia passa por saber como controlar as suas emoções. É natural que os mercados tenham grandes oscilações e que os preços dos seus investimentos possam cair (não sobem para sempre!). Assim, é fundamental controlar as suas emoções para garantir que irá continuar no caminho que definiu.

No contexto dos investimentos somos muito adeptos dos instrumentos de investimento coletivo. Para a maioria dos investidores, os fundos de investimento convencionais são ótimas alternativas de investimento, apesar de ser fundamental seguir algumas dicas para escolher o melhor fundo e procurar avaliar o desempenho dos fundos que irão figurar na sua carteira.

Para investidores com mais sofisticação, propomos que conheçam os ETFs, instrumentos financeiros que mais não são do que fundos de investimento coletivos que têm uma operacionalização semelhante às ações. Conheça os nossos guias de ETFs (1 e 2) e veja como comparar os ETFs com os fundos de investimentos convencionais.

Esperemos que este pequeno guia possa ajudar a estruturar a sua estratégia de investimento. Dê-nos as suas opiniões e sugestões e saiba que se precisar de algum apoio ou aconselhamento sobre a sua carteira pode sempre entrar em contacto connosco que teremos todo o gosto em apoiar.

Avalie este artigo

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comentar tópicos
0 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
0 Autores de comentários
Renda fixa versus Renda variável - Reorganiza Autores recentes de comentários
  subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
trackback
Renda fixa versus Renda variável - Reorganiza

[…] Nota: Para mais detalhe sobre os seus investimentos sugerimos que consulte o artigo “Quer saber como investir?“ […]