Finanças Pessoais | Como Criar um Orçamento – Parte I

Quando o assunto é dinheiro um orçamento é uma peça extremamente poderosa. Em matéria de finanças pessoais ele é o pilar de todo o processo. É certo que, para muitos a orçamentação não tem qualquer importância, pois acreditam que possuem capacidades técnicas e cognitivas para acompanhar e registar todas as movimentações do dinheiro.

No entanto, enganam-se os que acreditam em tais capacidades, pois o horizonte temporal de um orçamento ultrapassa qualquer capacidade cognitiva. Tente por exemplo se lembrar de quanto gastou em Janeiro e quais as rubricas que maior gasto registaram. É difícil mentalmente, mas com um orçamento é tão fácil quanto efetuar um filtro por data.

O que é um Orçamento Familiar

Um orçamento não é mais do que o registo de entradas e saídas de dinheiro durante um determinado período de tempo, regra geral, um ano. Pressupõe um acompanhamento periódico, como por exemplo, mensal, de forma a verificar se existem desvios ao orçamentado.

Como é óbvio um orçamento só possui valor se existir uma previsão de entradas e saídas. Assim sendo, no inicio de cada período deve-se prever as movimentações nas diversas rubricas para que, ao longo do registo de movimentos, seja possível avaliar os desvios e analisar onde é necessário optimizar.

Um Orçamento Não Significa Cortar Despesas

Orçamentar em finanças pessoais não significa cortar despesas, mas sim acompanhar e avaliar as entradas e saídas de dinheiro.

Por exemplo, se considera que 100 euros por mês para jantar fora com os amigos é de valor, incluir esse valor no orçamento significa planear de acordo com essa saída de dinheiro.  O facto de gastar 100 euros por mês em jantares não significa que seja um gasto desnecessário, desde que, não comprometa o que considera essencial e fundamental para uma vida financeira, pessoal e familiar estável.

Muitos discordarão com o que acabo de dizer, no entanto, acredito que todos somos o suficientemente inteligentes para criar um orçamento de acordo com o nosso estilo de vida, para que nos sintamos motivados para continuar a lutar pela estabilidade e sucesso financeiro.

Orçamento Familiar Significa Controlar o Seu Dinheiro

Se em casa só entra o esforço de trabalho por conta de outrem e com regularidade mensal, acompanhar as entradas de dinheiro é extremamente fácil. Todavia, pode retirar muitas mais conclusões com a simples entrada de dinheiro no orçamento. Por exemplo, considero que de acordo com o atual ambiente económico, estar dependente de apenas as entradas de dinheiro por conta de outrem é um risco elevado se não existir um plano B. Sou defensor dos rendimentos extra como suporte para os rendimentos regulares e refúgio para a ausência dos mesmos.

Quem já vive sem regularidade de rendimentos, como por exemplo, os trabalhadores por conta própria, já reconhece a importância da orçamentação das entradas de dinheiro, pois é possível avaliar a sazonalidade dos mesmos e até as razões dos aumentos e das descidas de rendimento.

Não se Esqueça de Acompanhar as Saídas de Dinheiro

Muitos dos que se consideram especialistas em finanças pessoais focalizam 60% dos seus esforços na análise das saídas de dinheiro, pois acreditam que, mantendo-se todo o resto constante, é o caminho para uma melhor optimização do consumo e para maior sucesso financeiro no futuro.

Todavia, muitas vezes todas as outras variáveis não se mantêm constantes e dedicar 60% da atenção nas saídas de dinheiro poderá representar o colapso da orçamentação em caso de acontecimento inesperado.

O ideal é adaptar o orçamento à sua vida de forma a determinar as fragilidades financeiras da mesma. Deve questionar-se diversas vezes, como por exemplo:

  • Se esta fonte de rendimento deixar de existir o que vai acontecer?
  • Como a poderei substituir?
  • Deverei eliminar este gasto e mobilizar a poupança de dinheiro para um fundo de emergência?
  • Entre outros…

São imensas as questões que necessita de colocar e diversas serão as respostas que irá encontrar, no entanto, apenas um objectivo deve fazer parte da elaboração do seu orçamento, a segurança da sua vida financeira, pessoal ou familiar.

O Orçamento Familiar é Essencial para o Sucesso Financeiro

Após um determinado período de registo de entradas e saídas de dinheiro terá controle sobre o seu dinheiro e poderá planear ativamente a sua vida financeira. Pode por exemplo planear uma estrutura em finanças pessoais válida e com vista ao futuro financeiro sustentável. Pode planear a educação dos seus filhos, a sua reforma ou, simplesmente, aquela compra que tanto deseja.

Irá ficar sensível ao crédito e a impacto do mesmo no seu orçamento. Saberá claramente quais são as suas responsabilidades e obrigações e ficará surpreso como está dependente das fontes de rendimento. Esta sensibilidade e surpresa criarão mecanismos para ultrapassar momentos inesperados e o irá preparar para os piores cenários financeiros, como por exemplo, a ausência ou extinção de uma das fontes de rendimento.

Nota Extra

Indice de Sharpe

Como podem reparar focalizo grande parte deste artigo na consciencialização do risco das entradas de dinheiro. A maioria das pessoas considera que possuir um trabalho ou emprego fornece estabilidade às suas vidas financeiras, no entanto, considero extremamente arriscado viver dependente de reduzidas fontes de rendimento.

Muitos perguntarão o que fazer para conseguir proteção para esta realidade e responderei que cada um nós possui resposta para a pergunta.

Devemos procurar as nossas capacidades ou desenvolver novas de preferência diferentes das que possuímos por forma a aumentar o leque de oportunidades. Considero fundamental o desenvolvimento de ideias de negócio com valor que exijam pouco investimento e dependam claramente do nosso esforço de trabalho e motivação.

A formação é uma boa ferramenta para criar oportunidades, no entanto, nem todos os tipos de formação possuem valor. Os conteúdo práticos surgem hoje com um potencial incrível de sucesso pois a mão de obra nestes domínios encontra-se escassa e a maioria das empresas contratam pequenos empresários para desenvolver estes trabalhos.

É uma opção mas existem imensas e estou certo que habita uma ideia de negócio na sua mente que lhe fará mudar de vida e dará maior tranquilidade financeira.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro