FIRE – Qual o ingrediente mais importante?

FIRE Investir

FIRE – Qual o ingrediente mais importante?

2 min Partilhar 2 de Setembro, 2021

Search
Generic filters
Exact matches only
Liberdade Financeira

Quando falamos de FIRE falamos de um movimento de independência financeira que nos permita deixar de trabalhar com alguma rapidez. Mas sabe qual o ingrediente mais importante nesta estratégia? É sobre isso que nos vamos deter de seguida.

Não compliquemos as coisas

Desde sempre que tivemos a necessidade de trabalhar para viver. Alguns afortunados têm heranças ou ganham algum prémio que lhes permita deixar de trabalhar. Mas a maioria das pessoas tem de trabalhar para ter um rendimento. De notar que não defendemos que o trabalho seja mau, porque é uma forma de servirmos os outros e de nos realizarmos pessoalmente. O trabalho é bom e não o podemos diabolizar. O que defendemos é que a liberdade financeira é algo que nos permite fazer do nosso tempo aquilo que desejarmos. E isso sim tem um grande valor.

FIRE: Um jogo de entradas e saídas

O jogo financeiro é um jogo de entradas e saídas. Entra o nosso rendimento, independentemente da sua origem. Saem as nossas despesas, independentemente da sua tipologia ou periodicidade. Simples? Se as entradas são maiores que as saídas podemos poupar dinheiro. Se, por outro lado, as saídas são maiores que as entradas acabamos por nos endividar. O que dificulta o processo é que tendemos a ter sempre muitas necessidades de despesas, maioria das quais somos nós a criar. Por algum motivo o dinheiro nunca chega ao final do mês. Como inverter esta tendência?

1 – Reduzir as despesas

O primeiro passo para inverter a tendência e começarmos a poupar dinheiro costuma ser o de reduzir as despesas. Cortamos várias despesas e fazemos sacrifícios, um pouco como aquelas dietas que começamos e que rapidamente desistimos. Pior, acabamos a dieta e engordamos ainda mais do que antes. Sim, reduzir o desperdício faz todo o sentido e devemos procurar fazê-lo, mas tem de ser com critério e com base numa estratégia bem definida, para evitar que o efeito de elástico nos acerte em cheio. Falamos aqui de estratégias como a consolidação de créditos ou a transferência do seguro de vida crédito para uma seguradora mais amiga da nossa carteira.

2 – Aumentar o rendimento

O segundo passo consiste em procurar outras fontes de rendimento. Simplesmente usamos o nosso tempo de outra forma, seja para ganhar mais dinheiro no nosso trabalho (pedir um aumento, por exemplo) ou encontrar um part-time. Ganhar mais dinheiro costuma sair do pelo. Costuma exigir muito esforço e tirar-nos tempo precioso para as nossa famílias.

Qual o ingrediente mais importante no FIRE?

Estes dois movimentos conjugados acabam por ser explosivos e têm a sua importância no esforço de liberdade financeira. No entanto, de nada valem sem o ingrediente mais importante de todos. Para o FIRE o ingrediente mais importante é a taxa de poupança. Ou seja, é a percentagem de rendimento que destinamos a poupar. Podemos ganhar mais e gastar mais, sendo que aí nada poupamos. O fundamental é mesmo a nossa capacidade de colocar o dinheiro de parte e de o investir. Sim, o dinheiro tem de ser colocado numa conta independente, no momento em que recebermos o nosso dinheiro.

Depois de pouparmos, temos de investir em ativos que permitam obter rendimentos, seja pelos dividendos, juros ou valorização do capital. Neste contexto, pode ser útil conhecer as vantagens do investimento imobiliário. Pensar no longo prazo para conseguirmos vencer as tentações do curto prazo. Simples?



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro