Quais as melhores estratégias para poupar dinheiro?

Finanças Pessoais Poupar Dinheiro

Quais as melhores estratégias para poupar dinheiro?

2 min Partilhar 5 de Dezembro, 2019

Search
Generic filters
Exact matches only

Quando falamos em poupança falamos de hábitos de vida. Para pouparmos mais dinheiro temos de mudar de hábitos, caso contrário será muito difícil. Neste contexto, apresento algumas ideias que podem ajudar qualquer pessoa a atingir os seus objetivos de poupança:

Atenção aos pequenos custos

Uma parte importante das nossas despesas consiste em muitas pequenas despesas. Termos atenção aos pequenos custos não só nos ajuda a poupar dinheiro, mas também nos ajuda a estar atentos aos nossos hábitos de consumo. A consciência dos nossos hábitos é o primeiro passo para cortar custos desnecessários para um bem maior.

Tornar o processo de poupança automático

A lei da inércia diz-nos que vamos querer estar quietos no nosso estado atual. Se para poupar dinheiro tivermos de fazer alguma coisa… bem, o mais provável será não pouparmos dinheiro nenhum. A preguiça vence-nos rapidamente. Assim, se começarmos um programa de poupança automático sabemos que depois de o iniciarmos, com grande probabilidade, não o iremos parar. Usemos a inércia a nosso favor, num processo automático. Se estas poupanças forem investidas num produto com risco, o facto de termos entregas programadas reduz bastante o risco que corremos.

Considerar a poupança como uma despesa com crédito

Tendemos a dizer que não conseguimos poupar, mas facilmente conseguimos começar uma prestação mensal ao banco. É tudo uma questão de prioridades. Assim, por que não considerar a poupança como uma prestação bancária? Com grande probabilidade vamos conseguir poupar ainda mais do que nos propomos.

Amortize um crédito ou faça um PPR

Diz-nos a teoria que se colocarmos o nosso dinheiro em produtos ou ativos ilíquidos não vamos movimentar esse dinheiro. Se amortizar um crédito ou se subscrever um PPR ou um Fundo de Pensões, saberá que com grande probabilidade vai manter o dinheiro poupado durante muitos e longos anos. A liquidação de um crédito tem algumas vantagens, como sendo um elevado nível de retorno (o juro que deixamos de pagar), a ausência de risco e a ausência de tributação.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro