Ideias para reduzir custos com as festas de anos das crianças

0
100

Festejar a data em que os nossos filhos nascem é, sem dúvida, muito importante. No entanto, o mercado está repleto de ofertas para as festas de anos que são espetaculares mas que facilmente podem conduzir o orçamento familiar à beira de um «esgotamento» financeiro.

Celebrar? Sim, claro! Mas com a contenção e a racionalidade financeira necessárias para não levar a família à bancarrota.

Aqui ficam algumas sugestões de como pode reduzir os custos das festas de anos dos seus filhos.

Juntar aniversariantes

Quem disse que só pode haver um rei da festa?

Identifique primos, filhos de amigos próximos ou mesmo colegas da sala que façam anos em datas próximas e proponha juntar as comemorações. Assim poderá dividir os custos da festa, o que certamente irá causar um menor impacto financeiro.

Piqueniques no Verão (e sempre que o tempo o permitir)

Haverá sítio melhor para as crianças do que o ar livre? A nossa sugestão é que faça piqueniques sempre que o tempo o permitir.

Escolha um jardim com um parque de diversões que as crianças gostem e leve uma ou duas mesas para por o lanche.

Assim, as crianças brincam felizes e os pais conversam (enquanto vão observando os filhos).

O jardim é grátis e pode escolher um lanche não muito dispendioso.

Festas em casa

As festas em casa são ideais para crianças mais velhas, idealmente a partir dos 6 anos.

Uma ideia que faz muito sucesso é fazer um almoço ou jantar de pizzas ou cachorros, seguido de uma sessão de cinema com pipocas.

Amigos

Muitas festas de anos podem ser feitas em salas de condomínios. Se não tiver na sua casa, procure um amigo próximo com uma sala de condomínio simpática e pergunte se é possível fazer lá a festa em troca do valor do aluguer – que geralmente é muito baixo ou mesmo inexistente.

Procure espaços mais económicos

Embora a grande maioria dos espaços para festas seja bastante dispendiosa, existem alternativas que não só são mais baratas como têm boas condições.

Algumas opções poderão incluir a Fundação Inatel, que tem atividades como mini golf ou campo de futebol de 5 para os mais novos a preços bastante reduzidos; Espaços e ginásios de muitas Juntas de Freguesia que alugam para festas de anos e que geralmente praticam preços mais baixos; espaço de festas em Escolas ou Colégios, como os Salesianos, entre outros que alugam estes espaços.

Em alternativa, também poderá procurar sítios um pouco mais dispendiosos, mas com a opção de levar o lanche, permitindo-lhe assim poupar alguma coisa no custo final.

O mais importante…

Acima de tudo, o objetivo principal da festa de anos do seu filho é celebrar a sua vida e o dia em que nasceu! E que ele e os seus convidados estejam muito divertidos e felizes.

Tudo o resto pode ser acessório.

Aproveite esta ideia de poupança para saber mais sobre educação financeira para os mais novos. É nestas idades que se pode começar a passar informação que eles assimilam com facilidade. Descarregue gratuitamente o nosso livro.

Avalie este artigo
COMPARTILHAR
Artigo anteriorRevisão ao N26 – Um Banco Online Revolucionário?
Próximo artigoConta bancária em dólares – Valerá a pena?
Mafalda Morais Barbosa é mãe de 5 filhos e acredita que as relações familiares e a educação dos filhos passam não só pelos vínculos naturais de proteção e de afeto, mas também por uma formação cuidada e bem orientada para a complexa tarefa de educação dos seus filhos. É licenciada em Sociologia e possui um interesse especial pela área social e pela área da educação, áreas onde trabalhou durante vários anos.

DEIXE UMA RESPOSTA