IRS 2012 | Prazos de Entrega e Dicas Úteis

Está próximo a entrega do IRS 2012 referentes a rendimentos obtidos no ano 2011.

É certo e não é novidade que são menos os benefícios na entrega de IRS 2012 e que as famílias com rendimentos médios serão as mais penalizadas devido às medidas de austeridade aplicadas. No entanto, todos os contribuintes residentes em Portugal ou não residentes mas com rendimentos por cá obtidos necessitam entregar a declaração de rendimentos de acordo com os prazos de entrega estabelecidos.IRS

Prazos de Entrega IRS 2012

A entrega da declaração de IRS 2012 inicia-se a 1 de Março de 2012 para todos os contribuintes com rendimentos da categoria A (trabalho por conta de outrem) e/ou categoria H (Pensões).

Os restantes contribuintes com rendimentos de outras categorias mesmo que acumulem rendimentos das categorias A e/ou categoria H têm até 31 de Maio para entregar a sua declaração de rendimentos.

A distribuição dos prazos de entrega do IRS 2012 processa-se da seguinte forma:

  • Para entregas em papel quer seja por correio ou junto dos serviços de finanças os contribuintes com rendimentos da categoria A e/ou categoria H deverão entregar a declaração de rendimentos entre 1 e 31 de Março de 2012.
  • Para entregas em papel quer seja por correio ou junto dos serviços de finanças os contribuintes com rendimentos de outras categorias mesmo que acumulem as categorias A e/ou categoria H deverão entregar a declaração de rendimentos entre 1 e 30 de Abril de 2012.
  • Para as entregas pela Internet os contribuintes com rendimentos da categoria A e/ou categoria H deverão entregar a declaração de rendimentos entre 1 e 30 de Abril de 2012.
  • Para as entregas pela Internet os contribuintes com rendimentos de outras categorias mesmo que acumulem rendimentos da categoria A e/ou categoria H deverão entregar a declaração de rendimentos entre 1 e 31 de Maio de 2012.

Dicas Úteis para Organizar e Entregar o Seu IRS 2012

  • Verifique se possui a sua senha de acesso ao Portal das Finanças caso pretenda entregar a sua declaração de rendimentos via internet. Se não possuir saiba que pode solicitar o acesso e aguardar, em média, 5 dias pelo envio da senha de acesso;
  • Se pretende entregar o IRS 2012 em formato papel reúna os impressos oficiais para o efeito;
  • Reúna os documentos de identificação dos sujeitos passivos e dependentes;
  • Reúna todos os documentos comprovativos das despesas que suportou durante o ano de 2011, nomeadamente, recibos, facturas, declarações de seguradoras ou de bancos;
  • Reúna as declarações de rendimentos e retenções na fonte;
  • Guarde todos os documentos pelo menos durante 4 anos.

Até já…



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá, sou o João, em que posso ajudar?

Outros