No poupar é que está o ganho?

0
167
ganho

Esta é uma expressão popular que com grande probabilidade já terá ouvido. Chegou até a ser usada em estratégias de marketing para levar as pessoas a gastar dinheiro o que convenhamos não faz muito sentido. Hoje falamos-lhe de onde está o ganho ao certo.

O que significa poupar?

Para desconstruir essas estratégias de marketing em que nos dizem que devemos aproveitar as promoções para poupar dinheiro, é importante que saibamos ao certo o que significa poupar. Em muitas formações que damos perguntamos o que significa poupar e não raras vezes nos dizem que significa comprar um produto mais barato do que estava anteriormente. Assim, somos levados a pensar que ao gastar estamos a poupar.

Poupar significa deixar de gastar hoje para gastar amanha. Logo, se gastamos não podemos estar a poupar. Aproveitar as promoções em produtos que precisamos é claramente uma boa estratégia. Mas temos de ter cuidado com a mensagem subliminar que nos é passada.

Aproveite a poupança para… poupar.

Pode parecer que não faz sentido reforçar a ideia mas na prática ao aproveitar uma promoção de algo que já necessitava poderá estar a poupar dinheiro. Mas para o fazer precisa de ter em atenção algumas regras importantes:

  • Faça compras respeitando o seu orçamento familiar;
  • Compre apenas aquilo que precisa ou que estima que venha a precisar;
  • Não faça compras de bens essenciais com recurso ao cartão de crédito.

Como pode desperdiçar dinheiro com a poupança

Existem muitas promoções que simplesmente não valem a pena. Podemos estar a falar de promoções de produtos cujo preço subiu para depois ficar em promoção (quem nunca se apercebeu disto, especialmente em produtos com pouca concorrência). Ou de promoções de produto perto do fim do prazo. Ou outras promoções de produtos que representam compras por impulso, como sejam aquelas pastilhas vendidas nas bombas de gasolina.

As promoções podem levar-nos a gastar mais dinheiro. Podem inclusivamente levar-nos a recorrer ao crédito para poder fazer face às despesas, pois acreditamos que aquela promoção era boa de mais para perder. Nunca se esqueça que os preços de venda recomendados servem para criar o efeito de âncora que nos permite valorizar um produto, muitas vezes erradamente.

Como ganhar dinheiro com a poupança?

Para ganhar com a poupança devemos acumular o património num produto financeiro que venha a render juros com o tempo. Existem diversas e se não é adepto do risco sugerimos que compare os depósitos a prazo com os seguros de capitalização e veja qual é o melhor.

Avalie este artigo
COMPARTILHAR
Artigo anteriorPorque temos de assumir risco com as nossas poupanças?
Próximo artigoAbrir conta à ordem – já não tem de ir ao balcão
João Morais Barbosa
Iniciou a sua carreira no setor financeiro onde desempenhou funções de analista de ações e gestor de fundos de investimento. Especialização em mercados e ativos financeiros no ISCTE e uma pós-graduação em Análise Financeira no ISEG, curso que lhe conferiu o Certificado Europeu de Analista Financeiro. Fundou a Escola de Finanças Pessoais – sendo co-autor de seis livros nesta temática (Manual das Finanças Pessoais, Manual da Poupança, Como Acabar com as Dívidas Pessoais e Familiares, O meu primeiro livro de Finanças Pessoais e Como ensinar o meu filho a poupar, Viva uma Reforma Feliz). Através da Escola de Finanças Pessoais já formou mais de 5.000 colaboradores de empresas nacionais e internacionais. Tendo sido Diretor-Comercial na DignusCapital, decide criar o seu projeto próprio na área da renegociação e intermediação de crédito, fundando a Reorganiza, empresa onde trabalha atualmente.

DEIXE UMA RESPOSTA