4 Formas Simples de Poupar Dinheiro

Finanças Pessoais Poupar Dinheiro

4 Formas Simples de Poupar Dinheiro

2 min Partilhar 12 de Dezembro, 2014

Search
Generic filters
Exact matches only
poupar dinheiro

Um fundo de emergência é uma das ferramentas financeiras que qualquer pessoa deve possuir, não só porque lhe permite estar preparado para acontecimentos não previstos, mas também porque é a ponte para a criação do hábito de poupar. Rapidamente concordamos que um fundo de emergência tem um horizonte temporal de curto prazo com liquidez total e flexibilidade de movimentação, nomeadamente, a nível de reforços.

As poupanças apresentam-se como produtos de eleição para os mais conservadores, no entanto, também os fundos de investimento de risco reduzido são boas opções, como por exemplo, fundos de tesouraria ou monetários. O importante é possuir liquidez, pois a qualquer momento poderá  necessitar de utilizar.

Uma das dificuldades em criar um fundo de emergência é arranjar o dinheiro para ele ou criar o hábito de poupança, porque nem sempre é a falta de dinheiro a dificuldade, mas sim a disciplina para gerir melhor o dinheiro existente.juros

Deste modo, vejamos 4 formas simples de financiar o seu Fundo de Emergência.

Comece Hoje Mesmo a Poupar com os Trocos

Não adie a criação de um fundo de emergência para quando possuir dinheiro disponível. Comece hoje mesmo com os trocos que possui no seu bolso, colocando-os num pequeno mealheiro e veja o dinheiro crescer. Evite possuir trocos no seu bolso a cada inicio do dia e guarde no fim do dia todos os trocos que juntou durante esse dia.

Faça da Poupança uma Despesa

Assumir à partida que poupar para o seu fundo de emergência é um custo mensal é mais fácil concretizar o objectivo. Basicamente, estipule uma contribuição mensal ao seu orçamento mensal individual ou familiar.

Crie um Orçamento Familiar

Uma boa forma de começar a organizar a sua vida financeira é possuir um orçamento simples, como por exemplo, um registo de despesas semanais ao longo de 3 meses. Assim terá um visão fiável da sua vida financeira e poderá encontrar fontes de poupança para o seu fundo de emergência. Não seja complicado utilize uma folha de papel para o efeito. Procure a simplicidade.

Procure Cortar Custos

É mais fácil encontrar dinheiro nas despesas de elevado valor mensal do que poupar nas pequenas coisas. Se a alimentação é uma das despesas mais elevadas do seu orçamento mensal, procure efetuar uma redução gradual da mesma até atingir 25% de poupança.

Evite poupar já hoje 25% faça-o gradual e inteligentemente, ou seja, procurando manter o consumo mas com produtos mais saudáveis para a saúde. Por exemplo:

Mês 1: reduzir 5% das despesas de alimentação de 300 euros mensais para 285 euros.

Estratégia: Aprender novas formas de cozinhar com produtos mais saudáveis, como por exemplo, legumes.

Mês 2: Atingir um poupança de 10% ou seja, gastar apenas 270 euros por mês

Estratégia: Introduzir produtos de marca mais económica.

Mês 5: 25% de poupança mensal, ou seja, 225 euros de gastos mensais.

Estratégia: Aceitação de novos hábitos de consumo mais saudáveis.

Caso tenha outras despesas mais elevadas procure estratégias para reduzir o encargo mensal com as mesmas de forma a criar hábitos de poupança duradouros.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro