Como Poupar Dinheiro Com Manuais Escolares

Finanças Pessoais Poupar Dinheiro

Como Poupar Dinheiro Com Manuais Escolares

2 min Partilhar 15 de Julho, 2016

Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
manuais escolares gratuitos

A compra de Manuais Escolares costuma ser uma dor de cabeça para muitos pais. Voltamos das férias, tipicamente depois de gastarmos alguns dinheiro a mais com o cartão de crédito, e somos confrontados com mais uma grande despesa. Neste artigo procuramos ajudar as famílias a escolher a melhor forma de ter os manuais escolares para os seus filhos.

Grandes Superfícies Têm Maior Quota de Mercado

Infelizmente, as “leis de concorrência” não funcionam no mercado de livros escolares. Simplesmente não há concorrência na distribuição, sendo os descontos máximos de 10% sobre o preço de venda. Existem algumas campanhas promocionais mas que acabam por trazer consigo alguns perigos escondidos.

Campanha Do Jumbo

O maior desconto para a compra de manuais escolares é conseguido atualmente no Jumbo. Se efetuar a sua encomenda nos próximos dias irá poder ter acesso a um desconto de 10% acrescido de 5%. Mas apenas se efetuar o pagamento com o cartão Jumbo (um cartão de crédito).

Sendo uma compra com um cartão de crédito e se não efetuar o pagamento da dívida a 100%, irá pagar juro sobre a compra. E neste caso, a poupança adicional de 5% pode ser bastante inferior, ou mesmo negativa, se optar por pagar os juros do cartão. Em última análise, este “desconto” de 5% acaba por funcionar como engodo para atrair os menos atentos. Cobram juros ao cliente sem que este se aperceba. Tudo legal…

Restantes Distribuidoras Com Desconto de 10%

No caso do continente, o desconto oferecido é de apenas 10% em cartão. Não tem um desconto direto no valor dos manuais escolares, será sempre obrigado a voltar ao continente para utilizar o valor do desconto. Esta situação não acontece com as restantes instituições que também oferecem um desconto de 10%, como no caso da Fnac, o desconto é direto.

Bancos de Troca de Manuais Podem Ser a Solução

Uma solução alternativa à aquisição dos manuais escolares são os bancos de troca. Cada vez existem mais opções para os pais conseguirem os manuais escolares a preço zero ou com um custo simbólico, desde que no final do ano letivo voltem a entregar os manuais escolares em bom estado. Basta pesquisar no Google por “Troca de Livros” e encontra diversas comunidades e organizações de partilha e troca de livros. Algumas são inclusivamente dos Municípios.

Esta solução pode dar um pouco mais de trabalho, porque implica uma pesquisa inicial, mas o custo é mínimo e não precisamos de utilizar o cartão de crédito para obter desconto, nem precisamos de voltar à superfície comercial para poder utilizar o desconto. Poupa a sua carteira e ainda poupa o meio ambiente.

Aproveite Para Educar O Seu Filho

A utilização de livros usados pode ser uma oportunidade para ensinar o seu filho a importância da poupança, da partilha e da utilização cautelosa dos bens materiais. Os livros novos não são necessariamente melhores que os usados. O que conta é a utilidade que lhes damos… e o que podemos fazer depois com o dinheiro poupado em todo o processo.

No contexto da Educação Financeira, sugerimos-lhe que veja como ensinar o seu filho a poupar e outras dicas muito úteis. Não perca esta oportunidade!



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá, sou o João, em que posso ajudar?

Outros