Sabe Realmente o que é Poupança

Finanças Pessoais Poupar Dinheiro

Sabe Realmente o que é Poupança

3 min Partilhar 12 de Setembro, 2012

Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
dicas para poupar dinheiro

Uma das definições mais antigas em economia é o conceito de poupança, que basicamente, define esta como a parte do rendimento que não é gasto com o consumo. O conceito matemático de poupança simplifica ainda mais esta definição pois subtrai rendimento com consumo, nomeadamente:

Poupança = Rendimento – Consumo

Olhando atentamente para esta fórmula matemática concluímos que a poupança é tanto superior quanto maior for o rendimento ou menor o consumo, ou seja, aumentando o rendimento em relação ao consumo temos uma poupança superior, bem como, reduzindo o consumo em relação ao rendimento temos igualmente uma poupança superior.

Apesar da formula matemática ser simples de interpretar a verdade é que o rendimento influencia o consumo permitindo assim criar uma espécie de relação direta. Por outras palavras, um aumento do rendimento leva, na grande maioria das vezes, a aumentos de consumo, tornando residual o aumento de poupança, retirando o efeito de proporcionalidade à primeira vista existente.Poupar DinheiroDo mesmo modo, com a existência dos bancos as famílias e indivíduos com o aumento do rendimento ponderam as necessidades de consumo futuro antecipando-as através da contratação de crédito para o efeito. levando-nos a acreditar que a capacidade de poupança das famílias depende da habilidade das mesmas em decidir sobre consumir no presente ou consumir no futuro.

Assim sendo, será que sabe realmente o que é poupança?

Poupança é Planeamento Financeiro

Definitivamente a capacidade das famílias planear para os diferentes horizontes temporais tanto a poupança, quanto as variáveis que a influenciam, que define o sucesso financeiro das mesmas.

Planear é monitorizar, criar estratégias e definir objectivos para esta simples fórmula. É definir prioridades e estabelecer metas. Quando esta capacidade está implementada é mais fácil gerir o conceito de poupança e alcançar resultados positivos, através de uma correta gestão dos desejos de consumo e necessidades de poupança.

Poupança é Segurança

A necessidade de segurança poderá em algumas famílias representar um factor motivacional para alcançar o sucesso financeiro, levando-as a planear o futuro com vista a melhorar a segurança financeira.

Do mesmo modo, que todos nos preocupamos com o planear da reforma, socorrendo-nos de produtos financeiros para o efeito, também outras áreas da nossa vida financeira devem ser postas em análise, como por exemplo, proteção contra a eventualidade de desemprego, planeamento da educação dos filhos, planear a compra de habitação, proteção para necessidades de saúde, proteção para emergência de diferentes tipos.

Como pode verificar a poupança é muito mais de uma situação liquida positiva, é antes a segurança da liquidez presente e futura.

Poupança é Rentabilidade

É público as diferentes oportunidades para rentabilizar excedentes de dinheiro das famílias. Temos depósitos a prazo, obrigações, ações, fundos de investimento, certificados de aforro, entre outros. A verdade presente em cada um deles é a necessidade de montantes mínimos de investimento.

O dinheiro não surge do nada, este é necessário, na grande maioria das famílias, um esforço mensal acrescido para acumular níveis de poupança para acesso a produtos de investimento interessantes.

Assim sendo, a poupança é rentabilidade. É muito mais do que liquidez é a possibilidade de multiplicação através dos diferentes tipos de remuneração de capital existentes.

Poupança é Desenvolvimento

A poupança das famílias acaba por desenvolver outras áreas da economia. Quando as famílias se permitem a poupar dinheiro para constituir poupanças juntos dos bancos estão literalmente a financiar a economia.

Estão a permitir que empresas e outros indivíduos procurem liquidez ou desenvolvam estratégias de investimento tendo em conta capitais alheios.

Poupança é o motor da economia familiar e da economia global.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá, sou o João, em que posso ajudar?

Outros