Dez Mandamentos do Investidor de Sucesso

Investir

Dez Mandamentos do Investidor de Sucesso

5 min Partilhar 2 de Maio, 2013

Search
Generic filters
Exact matches only
Investimentos

Recentemente temos vindo abordar a temática de investimentos com especial foco nos investimentos de risco.  O nosso último artigo sobre o Segredo dos Investidores de Sucesso é um exemplo dessa abordagem onde identificamos os juros compostos ou a rentabilidade composta como elemento fundamental para a multiplicação do seu dinheiro.

Todavia, considero fundamental apresentar os 10 mandamentos dos investidores de sucesso com o objectivo de alertar todos os leitores sobre o poder do controlo, da estratégia, dos objectivos e dos meios disponíveis para uma correcta gestão dos investimentos.

1º Defina Objetivos e Estratégias para o seu Dinheiro

Parece difícil estipular objectivos nos investimentos, principalmente nos investimentos de risco onde o futuro é desconhecido. No entanto é possível estipular objectivos com estratégias que você controla nos investimentos, mesmo quando estes são arriscados, como por exemplo;

  • Qual a rentabilidade anual que pretende alcançar com os seus investimentos?
  • Qual o seu limite de perdas?
  • Quando vai entrar no mercado?
  • Por quanto tempo?
  • Como se vai proteger se o mercado não for a seu favor?
  • Como vai distribuir o seu dinheiro pelos seus investimentos?

2º Melhore o seu Conhecimento sobre Investimentos

Sem dúvida. Quando você dedica o seu tempo ao estudo sobre investimentos prepara-se para investir em segurança.  Estará um passo à frente de todos os investidores que simplesmente vão ao mercado investir porque ouviram que determinado investimento é bom.

investir

Tomará decisões baseadas na sua estratégia e nos seus conhecimentos financeiros. Saberá a cada momento o que está a fazer pelo seu dinheiro e como pretende ficar no futuro. Se não está à vontade com os seus investimentos ou com as suas finanças, então estude sobre o tema.

3º Compreenda o Conceito de Tempo em Investimentos

Não estou a falar de prazo dos investimentos, mas do tempo que possui para acompanhar os seus investimentos. Por exemplo, se investe em acções, pode investir a longo prazo ou a curto prazo. No longo prazo pode dispor de menos tempo para acompanhar as suas acções, mas se for no curto prazo necessita de mais tempo para as acompanhar.Investir

A sua vida pessoal e o tempo que possui para administrar as diversas áreas da sua vida necessitam de estar enquadradas com o tempo que necessita para dedicar aos seus investimentos. Nos investimentos tempo é dinheiro e a sua estratégia necessita de estar enquadrada com o tempo que necessita para se dedicar aos seus investimentos.

4º Seja Disciplinado

A disciplina aparece nos investimentos associada ao perfil de investidor. Como numa grande maioria de áreas da vida, apenas a experiência lhe dirá se está no caminho certo.

Quando se aventurar nos investimentos e de acordo com o seu perfil poderão ou não ser investimentos arriscados, apenas praticando adquirá informação para compreender o mercado e os produtos financeiros onde pretende investir.

Deverá documentar todas as suas decisões, não só as decisões acertadas como também os erros que lhe custaram dinheiro e estudar passo a passo as razões de tal acontecimento.  Ao documentar-se está a proteger-se para o futuro, bem como, a aumentar o seu nível de controlo emocional.

5º Nos Investimentos a Paciência é Fundamental

Um dos grandes erros dos investidores iniciantes é a falta de paciência. No inicio todos acreditam que vão ganhar dinheiro, até mesmo que vão enriquecer com os investimentos que vão fazer. Se correr bem as suas escolhas, pior ainda, pois irão arriscar ainda mais e estarão assim sujeitos a perdas avultadas.

tempo nos investimentos

O início nos investimentos é sempre muito complicado e uma eventual sorte de principiante pode colocar em risco toda a estratégia que definiu. Comece pequeno e deixe-se andar durante um bom período de tempo com essa pequenez. Vá fazendo ajustes à sua carteira e pequenos reforços de capital, diversificando o risco da carteira. Com o evoluir irá ganhar maturidade e grande parte da aprendizagem estará concluída, mas nunca deixe de aprender. Um investidor é um aluno e os produtos financeiros e o mercado são os professores.

6º Escolha uma Boa Plataforma para Investir

Um bom parceiro é fundamental. A grande maioria dos bancos já possui plataformas de negociação de diversos produtos financeiros, no entanto, o Banco Best apresenta uma das melhores plataformas que conheço. A sua plataforma possui informação recente e actualizada e uma diversidade de produtos financeiros para todos os gostos. Desde fundos de investimento, obrigações, Exchange Trade Funds, depósitos a prazo e acções, entre outros.

7º Nunca Comprometa a sua Segurança Financeira

Este mandamento é fundamental. Se pretende se aventurar pelo mundo dos investimentos sabe que irá possuir produtos com níveis de risco diferentes. Tenha também consciencia que poderá perder muito dinheiro, logo não comprometa a sua segurança financeira. Investa apenas o que não lhe faz falta e vá aos poucos aumentando a sua carteira de investimentos.

Um boa forma de sentir segurança financeira é possuir um bom Fundo de Emergência e sobre isso já escrevemos por aqui diversos artigos os quais deixamos aqui para revisão:

8º Siga outros Investidores de Sucesso

Temos inúmeras histórias reais de investidores de sucesso. Todos já ouvimos falar de George Soros ou de Warren Buffet. Existem mesmo dezenhas de livros sobre estes mega investidores onde diversas técnicas e métodos são apresentadas e analisadas.

warren buffet

Seguir estes investidores é manter o foco nos investimentos e estar sempre preparado para novas estratégias. Procure descobrir o que motiva estes investidores e porquê eles são conhecidos como mega investidores de sucesso.

9º Acredite em si e nos Mercados

Comece a sua jornada com pensamento positivo e com todos os riscos identificados. Se está a fazer um bom trabalho e se possui uma estratégia, simplesmente não se deixe levar pelas suas emoções. Não tome decisões apenas porque de um dia para o outro o mercado teve uma quebra e está a perder dinheiro. Veja se está tudo previsto, se a quebra está dentro dos seus objectivos e tome decisões com base na sua estratégia.

10º Não Esqueça os Mandamentos Anteriores

Explicações para quê? 🙂



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro