É verdade. A corrida aos certificados de aforro é uma realidade. Cada vez mais famílias portuguesas estão a investir nestas aplicações financeiras. Neste artigo sugerimos-lhe que corra a subscrever os seus certificados isto mesmo depois da revisão das taxas de juro!
O que são certificados de aforro?
Os certificados de aforro são instrumentos de financiamento do Estado. Ao subscrever um certificado estará a emprestar dinheiro ao Estado, que desta forma evita ter de se financiar nos mercados financeiros. Para além da remuneração atrativa, os certificados de aforro têm o capital garantido, o que os torna uma aplicação financeira muito atrativa.
Será que são assim tão interessantes?
Como em tudo na vida, a resposta depende. Neste caso, depende dos seus objetivos e do seu perfil de risco. Se procura taxas de retorno muito elevadas, os certificados não são o instrumento de eleição, porque a taxa máxima atualmente em vigor é de 2.5%, a que acresce um prémio de permanência. Logo, saberá que ganha este valor e nem mais um cêntimo.
Caso esteja à procura de uma aplicação sem risco, então talvez esteja na presença do produto financeiro mais atrativo do mercado, por um conjunto de motivos:
- São produtos com capital e taxa de juro garantidos pelo Estado, o que se poderá dizer que são os produtos mais seguros disponíveis na economia;
- A taxa de juro é muito superior às taxas praticadas nos produtos alternativos, como sejam os depósitos a prazo ou os seguros de capitalização;
- O montante mínimo de investimento é muito reduzido, podendo começar a investir nestes produtos a partir de 100€;
- O prazo mínimo de investimento é de apenas 3 meses.
Porque deve correr a subscrever os seus certificados de aforro?
Costuma-se dizer que quando a esmola é muita o pobre desconfia. Neste caso, não precisa de desconfiar, porque a oportunidade é segura e garantida. Assim, caso tenha liquidez disponível, talvez seja prudente não perder muito tempo e correr aos CTT para fazer a sua subscrição dos seus certificados de aforro. De notar, ainda, que apesar da revisão das taxas de retorno dos certificados (e de outras alterações) esta aplicação ainda é das mais interessantes para o binómio risco / retorno.
E se quiser mais retorno?
Se estiver à procura de um maior nível de retorno deverá escolher outras alternativas, como sejam os fundos de investimento, os ETFs ou mesmo o investimento imobiliário. Caso precise de apoio para montar a sua estratégia de investimento, deixe-nos o seu contacto e um dos nossos consultores entrará rapidamente em contacto consigo.