Será Que É Impossível Poupar Dinheiro?

Poupar Dinheiro

Será Que É Impossível Poupar Dinheiro?

2 min Partilhar 20 de Janeiro, 2016

Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
depósitos a prazo

Quem não quer poupar mais dinheiro? Ou melhor, quem não quer viver sem desafogo financeiro? Infelizmente, são poucas as pessoas que conseguem poupar dinheiro de forma consistente. Cortam muito os seus custos e vivem com grandes restrições mas mesmo assim não conseguem poupar dinheiro…

Poupar é Possível?

Se pararmos para pensar, a resposta à pergunta formulada é geralmente não. No entanto, não é impossível poupar. No entanto, para o fazermos precisamos de tomar opções, algumas das quais não estávamos habituados ou não tínhamos necessidade de tomar. A crise a isso veio obrigar. E apesar de os nossos padrões de vida estarem menos elevados (e algumas pessoas a atravessar situações desesperadas) acabamos por ver verdadeiras lições de poupança.

Se reparar algumas ligeiras alterações nos seus hábitos diários poderão resultar numa redução expressiva das suas despesas mensais; por exemplo, os cafés, as refeições fora ou o tabaco são fontes de despesa que facilmente poderá eliminar (deixar de tomar na rua um dos cafés diários equivale a uma poupança média de pelo menos €216/ano). Esta redução de despesas poderá ser utilizada para começar a fazer um fundo de emergência ou mesmo para começar a constituir a sua conta poupança.

Felizmente que os padrões de qualidade de vida aumentaram significativamente nos últimos 20 anos, mas devemos ter espírito crítico sobre nós próprios e perguntarmo-nos se é possível manter esse padrão de vida? Aceitar que não é impossível poupar é, muitas vezes, assumir que tem de haver alterações a alguns hábitos de consumo.

Para Poupar temos de… Gastar Menos do Que Ganhamos

Para poder poupar todos os meses com os rendimentos do seu trabalho, é essencial que gaste menos do que ganha. Sendo algo óbvio, é algo que é muitas vezes esquecido. A facilidade de obtenção de crédito (seja no formato de crédito pessoal, de cartão de crédito, ou dos aparentemente inofensivos, cartões de cliente de algumas lojas) tem levado a que muitas pessoas não se apercebam que o que estão a ganhar é inferior ao que estão a gastar.

Procure fugir do comportamento generalizado que assume ainda maior gravidade quando as pessoas ainda procuram o endividamento para consumir e gastar mais (seja em algo essencial ou seja em algo menos essencial ou supérfluo). Controle as suas finanças pessoais e fuja da famosa “corrida dos ratos”. Já chega de estar a correr para “chapa ganha chapa gasta”.

Poupar Dá-nos Juros 🙂

É possível ganhar juros com o dinheiro que temos poupado. Assim, depois de aplicar algumas das nossas 30 dicas de poupança sugerimos que conheça o potencial retorno dos certificados de aforro.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá, sou o João, em que posso ajudar?

Outros