O Que É Um Crédito Pessoal?

Crédito

O Que É Um Crédito Pessoal?

2 min Partilhar 20 de Fevereiro, 2017

Search
Generic filters
Exact matches only
crédito pessoal

Pode parecer uma pergunta muito simples mas é fundamental perceber ao certo o que é um crédito pessoal para que possa tomar a melhor decisão financeira. Em última análise, deverá procurar um crédito que seja adequado às suas necessidades, objetivos e interesses. Certo?

Crédito Pessoal Ou Empréstimo Pessoal?

Crédito ou empréstimo são dois sinónimos para a mesma questão. Um crédito pessoal é um produto financeiro concebido para adiantar uma determinada verba que poderá ser utilizada para múltiplas situações (ao passo que uma poupança é o adiamento de uma despesa). As duas potenciais vantagens destes produtos consistem:

  • Satisfação de uma necessidade e
  • Não obrigatoriedade de dizer a finalidade.

São empréstimos pessoais, pelo que não precisa de dizer para que serve o dinheiro.

É Preciso Dar Alguma Garantia?

Para poder ter acesso a um crédito pessoal não precisa de dar uma garantia real (um automóvel ou uma casa, por exemplo). No entanto, o banco irá fazer uma análise mais ou menos rigorosa tendo em conta o montante em questão. Em qualquer dos casos, é necessário que o cliente dê garantias de vir a conseguir honrar o compromisso do pagamento:

  • Baixa Taxa de Esforço – Relação entre o rendimento da família e as prestações com créditos;
  • Estabilidade de Rendimentos – É efetivo no seu emprego? Tem uma componente grande de rendimento variável?

Não Se Esqueça da Relação Entre o Custo e Risco

Mesmo que não seja obrigado a dar garantias para ter acesso ao crédito pessoal, tal não significa que não deva mostrar ao seu banco que é um cliente digno de confiança. Os bancos gostam de clientes que cumprem com as suas prestações e que tenham níveis de rendimento adequados ao valor que pretendem de crédito.

Neste contexto, é intuitivo perceber por que motivos um crédito habitação tem uma taxa de juro mais baixa do que um crédito pessoal. Como a casa é dada em garantia do cumprimento do contrato, o banco está na disposição de baixar a taxa de juro do contrato. Quanto maior o risco, mais pagamos…



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro