E se o seu seguro de vida crédito habitação protegesse o seu emprego?

Seguros

E se o seu seguro de vida crédito habitação protegesse o seu emprego?

3 min Partilhar 28 de Janeiro, 2021

Search
Generic filters
Exact matches only

Nos últimos anos tem surgido uma forte concorrência ao nível do seguro de vida crédito habitação, o que se tem traduzido numa queda de preços e no aumento das coberturas. Cada vez mais pessoas têm mudado o seu seguro para seguradoras especialistas com poupanças expressivas. Mas será que os seguros são todos iguais? Como escolher o seu novo seguro de vida?

Comece por perceber quais as suas preocupações?

Ao fazer o seguro de vida associado a um crédito habitação, a principal preocupação da generalidade das pessoas acaba por ser fazer um seguro que cumpra com os requisitos mínimos exigidos pelo seu banco. Acontece que acabam ter uma fasquia de comparação muito baixa, na medida em que as coberturas propostas pela banca não são as mais completas e, como sabemos, não têm preços minimamente competitivos. Aliás, numa análise que fizemos recentemente à oferta de crédito habitação por parte da banca concluímos que o custo de cross-selling é quase idêntico ao custo suportado com juros.

Para além das coberturas mínimas exigidas, deveremos olhar para um seguro de vida como um garante da qualidade de vida e da segurança, nossa (em caso de invalidez) e da nossa família (em caso de morte ou invalidez absoluta). Assim, deveremos escolher com critério um conjunto de garantias que promovam esta segurança. Logo, temos de ser mais exigentes do que o próprio banco, sendo que a vantagem de escolher uma seguradora especialista é que podemos cortar custos e/ou aumentar as coberturas, face à oferta bancária.

As preocupações são dinâmicas

A vida das pessoas muda bastante. Mudam as suas circunstâncias e muda também o seu contexto. Por exemplo, estando atualmente em situação de pandemia e com as consequentes preocupações ao nível da saúde e da economia, é provável que as suas preocupações possam alterar. Talvez se sinta preocupado com o acesso ao Serviço Nacional de Saúde, o que poderá ser contornado pela contratação de um seguro de saúde ou para coisas mais simples ter acesso a um seguro de vida crédito que tenha serviços de saúde acoplados. Se a sua preocupação é a sua instabilidade laboral, poderá fazer sentido contratar um seguro que tenha a cobertura de desemprego involuntário, por exemplo. Pode acontecer que dentro de uns anos estas preocupações deixem de fazer sentido e, assim sendo, pode mudar as coberturas.

O que fazer neste contexto de incerteza?

Seja neste contexto seja em qualquer outro, devemos ser muito criteriosos na escolha do seguro de vida associado ao nosso crédito habitação. Se pagamos, e às vezes pagamos bem, temos de ter um produto de qualidade ao melhor preço possível. Assim, devemos analisar alternativas em termos de cobertura e de preço.

No contexto que atravessamos, damos destaque a uma novidade que surgiu recentemente pelas mãos da April Portugal. A April lançou em Janeiro um conjunto de coberturas complementares ao seu seguro de vida crédito, sendo de destacar as principais características:

  • Morte;
  • Invalidez Absoluta e Definitiva;
  • Invalidez Total e Permanente (de 60% ou 65%);
  • Cobertura complementar de proteção de despesas de habitação;

Em que consiste a cobertura de Proteção de Despesas de Habitação?

Esta cobertura complementar visa dar uma proteção adicional aos detentores do seguro de vida crédito que se vejam confrontados com uma situação de desemprego involuntário. Na prática, poderá contar com:

  • Pagamento das despesas mensais com um conjunto de despesas (água, luz, gás, telecomunicações, IMI, condomínio, excluindo-se a renda), de um montante mensal até €250 por pessoa segura;
  • Duração máxima de 6 meses em cada ano civil – O pagamento máximo anual é de €1.500;
  • Carência de 90 dias – Só poderá ativar 90 dias depois do início da apólice;
  • Franquia de 30 dias – Só paga as despesas 30 dias após a data do desemprego.

De notar que o seguro paga as despesas comprovadas para a habitação da pessoa segura, mesmo que estas estejam em nome de outra pessoa (por exemplo, do cônjuge ou dos filhos). Como percebemos, visa libertar espaço no orçamento familiar para que consiga suportar o pagamento da sua renda, servindo como um verdadeiro balão de oxigénio em altura de dificuldade.

Finalmente, é importante considerar ainda a existência do serviço April Medical, que lhe dá um conjunto de vantagens em termos de saúde, como segunda opinião médica, receitas médicas por SMS, entre outros.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá, sou o João, em que posso ajudar?

Outros